Nos dias 29 e 30 de junho, o Jardim da Estrela, em Lisboa, foi palco de um evento marcante que celebrou duas décadas do compromisso da Dove com a promoção da Beleza Real. A iniciativa, intitulada “20 anos de Beleza Real”, reuniu nomes influentes do mundo da beleza e bem-estar para juntos transformarem a beleza numa fonte de confiança, e não de ansiedade. No segundo dia, a talk “Definição de beleza: o papel dos influenciadores e marcas” destacou-se pela riqueza das reflexões e pela visão inspiradora dos oradores.
Isabel Silva, influenciadora e apresentadora, Andreia Grancha, CEO da Sonder People, Bárbara Taborda, influenciadora e mentora de bem-estar e felicidade, e Maria Matos, representante da Dove em Portugal, foram convidadas a refletir sobre a sua responsabilidade na desconstrução dos padrões de beleza. Atualmente, as redes sociais têm um papel determinante na forma como as mulheres e as jovens se percecionam e na forma como constroem os seus ideais de beleza. É aqui que as influenciadoras e as marcas acabam por desempenhar um papel de “indicadoras de beleza ideal”.
“De que forma é que não só as marcas como as figuras públicas e influenciadoras estão a contribuir para pressionar as mulheres e as raparigas a atingirem ideais de beleza que não são reais?”, questionou a moderadora e atriz Carla Andrino. O novo estudo da Dove, “The Real State of Beauty”, responde que, até aos 30 anos, uma em cada quatro mulheres diz ser influenciada a realizar procedimentos estéticos para mudar a sua aparência após ver os resultados desses procedimentos em influenciadoras. Uma realidade que ainda se intensifica nas faixas etárias mais novas: metade das jovens até aos 22 anos afirmam ser influenciadas a experimentar produtos e tratamentos cosméticos que as influenciadoras recomendam nas redes sociais.
A Beleza Real vem de dentro para fora
“Eu nunca me senti pressionada a publicar uma versão de mim em que não há espaço para imperfeições. Eu olho para as redes sociais como algo para promover o bem”, começou por responder Isabel Silva com um entusiasmo contagiante. Para a influenciadora e apresentadora de televisão, beleza é sinónimo de saúde. “Eu vivo numa busca incessante na minha vida para me sentir bem”, afirmou Isabel Silva, sublinhando sempre que a beleza vem de dentro para fora. “O que faço diariamente para gostar de mim, como sou, tem muito que ver com os hábitos diários que implemento na minha vida”, destacou a autora de diversos livros focados na saúde e bem-estar.
Já a influenciadora Bárbara Taborda partilhou a sua história pessoal de superação, revelando que a sua adolescência foi marcada por uma baixa autoestima. “Eu nunca fui uma adolescente confiante. Sofri imenso bullying na escola”, confessou a mentora de bem-estar e felicidade. Esta experiência motivou-a a mergulhar no desenvolvimento pessoal, levando-a a encontrar a sua Beleza Real aos 40 anos. “Eu trabalhei em diversas áreas nas quais tinha de expor a minha imagem, mas era sempre uma tortura porque eu sentia que não encaixava nos padrões de beleza. Estava sempre desconfortável, num julgamento interno”, acrescentou Bárbara Taborda.
“O que é que dirias à Bárbara adolescente se ela estivesse aqui à tua frente?”, perguntou a moderadora Carla Andrino. “Hoje dizia-lhe que está tudo bem em ser autêntica e para se sentir confortável em ser tudo aquilo que quiser. O que os outros possam julgar ou criticar é sobre eles, não é sobre ti”, endereçou Bárbara Taborda. É por isso que, segundo a influenciadora de 49 anos, a autoestima deve ser cultivada desde cedo. “Eu defendo que o desenvolvimento pessoal devia ser uma disciplina obrigatória nas escolas, para desenvolver as skills emocionais dos jovens e dos adolescentes”, reforçou Bárbara Taborda, em defesa de um “eu” mais confiante.