O perfil dos investidores que chegam a Portugal mudou radicalmente. Se há uma década predominavam perfis mais variados, hoje são maioritariamente investidores americanos.
In Jornal de Negócios, 07 Nov 2025
Portugal conta com dezenas de sociedades gestoras e cerca de 10 mil milhões de euros em capital disponível para investimento.
“Portugal já possui peças muito importantes de um jogo de investimentos globais e pode posicionar-se como um hub financeiro, tal como o Luxemburgo e a Irlanda o fizeram há décadas”, afirmou Jefferson Matias Oliveira.
Como o país passou da bancarrota a destino preferencial de investimento internacional em pouco mais de uma década.
João Mira Gomes revelou que Portugal é o sétimo destino mundial que mais atrai milionários, com cerca de 1.400 novos residentes esperados este ano, um aumento de 62% face a 2024.
Gonçalo Regalado apresentou uma visão ambiciosa para transformar Portugal num polo global de investimento, com mais de 25 mil milhões de euros em garantias e uma candidatura de 4 mil milhões para uma gigafactory de inteligência artificial que pode colocar o país na vanguarda tecnológica europeia.
A economia portuguesa mostra sinais de resiliência face às turbulências globais, mas o contexto europeu exige atenção. Os políticos na Europa primam pelo atraso das suas decisões.
Portugal quer afirmar-se como uma plataforma atlântica entre a América e a Europa. João Rui Ferreira traçou uma visão clara e ambiciosa para o futuro económico do país.