Por C-Studio Cofina
No mundo da publicidade omnipresente, o Branded Content surge como forma inovadora de comunicação que permite às marcas ganhar nova voz e criar ligações emocionais autênticas com o consumidor.
A publicidade tradicional está a tornar-se cada vez menos eficaz para alcançar os consumidores modernos. É aqui que entra o Branded Content, uma estratégia de marketing que oferece uma forma inovadora de comunicação para as marcas, permitindo-lhes criar laços com o consumidor. A autenticidade é o seu “middle name”, uma vez que o objetivo é criar conteúdos genuínos e envolventes que dinamizem relacionamentos duradouros com o cliente, enquanto promovem, de forma subtil, uma marca ou produto.
Embora o Branded Content tenha evoluído ao longo do tempo, o surgimento da Internet e das redes sociais foi o trigger que o elevou a um novo patamar.
No início dos anos 2000, as empresas começaram a experimentar novas formas de publicidade, incluindo o uso de storytelling em campanhas publicitárias, criando uma ligação emocional com o público e distanciando-se da publicidade tradicional focada unicamente na venda de produtos.
À medida que a tecnologia avançava, surgiram os conteúdos para redes sociais, blogs e podcasts, substituindo gradualmente o conteúdo impresso e a publicidade televisiva.
A pandemia de Covid-19 acelerou a transformação da forma como as marcas se conectam com o público, oferecendo mais e mais entretenimento, informações úteis e ajuda prática por meio de conteúdos.
Hoje, a evolução continua a moldar-se às rápidas mudanças nas necessidades do público e a ser impulsionada pelas novas tecnologias.
O Branded Content representa uma mudança de paradigma para o marketing, permitindo que a mensagem da marca seja mais subtil e integrada no conteúdo que o consumidor já está interessado em consumir, seja num vídeo no YouTube, num artigo de blog ou num podcast. As vantagens são muitas, desde a diferenciação da marca da concorrência até à criação de conteúdo que informa, entretém ou educa através de histórias autênticas e envolventes que refletem os valores e interesses do público-alvo e criam uma ligação emocional, positiva e duradoura com o mesmo. A partilha com amigos e seguidores aumenta o buzz nas redes sociais e, consequentemente, a visibilidade da marca ou do produto.
O facto de ser altamente personalizável e passível de se adaptar a diferentes plataformas e targets, também permite às marcas criar conteúdos exclusivos para as suas campanhas de marketing, segmentando diferentes grupos demográficos e de interesse, e escolhendo o formato certo em função do público a que se dirige (se os mais jovens podem aderir a vídeos curtos no TikTok, os menos jovens podem preferir artigos num blog).
Sendo uma estratégia de marketing em constante mutação, procurar formas de se manter relevante para o público está no seu ADN. Algumas das tendências do Branded Content incluem:
Em permanente mutação, o Branded Content é e continuará a ser uma força inovadora no marketing e na publicidade.
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