Por Francisco Faria
Os consumidores modernos tornaram-se mais exigentes e seletivos no seu consumo de conteúdos. Arrastados pela geração TikTok, procuram sobretudo vídeos curtos de consumo imediato que obrigatoriamente têm de conseguir captar a sua atenção nos primeiros 2/3 segundos.
As marcas deparam-se então com o grande desafio de conseguirem passar as suas mensagens, captarem a sua atenção ao mesmo tempo que concorrem com toda a avalancha de oferta existente.
As marcas estão, por isso, a reinventar-se para oferecer algo único e o branded content apresenta em si uma oportunidade de criar narrativas envolventes que ressoam com os clientes, proporcionando-lhes a experiência que procuram ativamente.
No caso da Betclic, à medida que passamos por um processo de reestruturação com vista ao reposicionamento como marca de entretenimento, o branded content alinha-se perfeitamente com esta direção e tornou-se num dos principais pilares da nossa estratégia. Permitiu-nos criar oportunidades que, além de serem uma forma de entretenimento, conseguem comunicar os valores e a missão da marca de uma forma mais orgânica e relacionável. O objetivo é conseguir sempre narrativas envolventes com que o público possa estabelecer uma forte ligação emocional, criando um vínculo que transcende as abordagens de marketing tradicionais.
No mundo atual, de ritmo acelerado e com falta de atenção, os anúncios tradicionais têm muitas vezes dificuldade em transmitir a profundidade e a essência de uma marca e grande parte das vezes são direcionados para resposta direta. O branded content, por outro lado, oferece um formato mais longo que nos permite uma maior expressão e desenvolvimento narrativo. Proporciona uma plataforma para as marcas articularem a sua voz única, partilharem histórias, defenderem as suas crenças e convicções e estabelecerem uma ligação com os consumidores a um nível mais pessoal. Ao centrar-se na vertente de entretenimento em vez do discurso de vendas, o branded content ganha a atenção e a confiança do público, levando a uma maior fidelidade à marca.
A criatividade é a força vital de uma comunicação eficaz e é à luz deste racional que trabalhamos o branded content – para que nos permita libertar todo o potencial da marca que muitas vezes não é possível desbloquear nos formatos e plataformas tradicionais. Esta é também a área em que nos permitimos ir mais longe no nosso core business, mas sempre alinhados por um raciocínio lógico de construção de marca – trabalhamos para que independentemente do formato, a mensagem seja sempre clara, inequívoca e que consolide a estratégia definida. Por nos permitir ir tão “longe” e por ser uma das nossas formas mais eficazes de trabalhar o topo do funil de conversão, acarreta consigo uma responsabilidade acrescida no cuidado do trabalho produzido porque é para muitos o primeiro contacto que terão com a marca.
As histórias têm uma capacidade inata de cativar a mente humana, evocando emoções e criando ligações. O branded content aproveita este poder, permitindo-nos tecer narrativas que são relacionáveis e memoráveis. Ao criar histórias que se alinham com os nossos valores e objetivos, convidamos o público para um mundo onde a nossa marca é a força motriz por trás de experiências envolventes e impactantes. Através de personagens convincentes, reviravoltas inesperadas e arcos emocionais, o branded content cria uma ligação profunda com o público que ultrapassa a mera informação. Estrategicamente falando, é também uma forma de criarmos “fãs da marca” em vez de “fãs do produto”, que é uma das nossas grandes apostas para o futuro com vista à sustentabilidade responsável do setor.
Felizmente é cada vez mais comum ver bom branded content por esse mundo fora e não faltam inspirações.
Nomes que não podia deixar de fora: Nike (que dispensa quaisquer apresentações), Volvo, Intel, Coca-Cola, entre muitos outros.
Em suma, no mercado dinâmico e ferozmente competitivo de hoje, o branded content surge como uma ferramenta indispensável para as marcas que se esforçam por cativar e envolver o seu público. À medida que os clientes se tornam cada vez mais exigentes e influenciados por um fluxo constante de conteúdos de vídeo, as marcas têm de evoluir e reimaginar as suas estratégias. O branded content permite-nos transcender os métodos de publicidade tradicionais, expressar os nossos valores de forma autêntica e estabelecer uma identidade cativante centrada no entretenimento. Ao abraçarmos o poder da narrativa e ao libertarmos a nossa criatividade tentamos satisfazer as preferências dos consumidores atuais enquanto criamos ligações duradouras e verdadeiras.
Regressar à Página Inicial