É já este domingo que se vai conhecer a empresa vencedora da Altice Empresas Corporate Padel League, a primeira liga nacional de padel entre empresas. A finalíssima acontece em Lisboa, no Oeiras Padel Academy, a 11 e 12 de março. Em campo estarão as 24 empresas apuradas - quatro por cada uma das seis regiões do país - na disputa pelo título de campeã nacional de padel que só uma poderá arrematar.
As quatro empresas apuradas na primeira etapa, a de Aveiro, que se realizou no fim de semana de 20 a 22 de janeiro no Aveiro Padel Indoor, foram a Carreira Dental Clinic e a Betinatêxteis, no masculino; e a Altice Empresas AV II e Aveiro Padel II, no feminino.
Na segunda etapa, a liga atravessou o Atlântico e foi até aos Açores, de 27 a 29 de janeiro, ao Azores Padel Club, em Ponta Delgada, onde quatro empresas foram apuradas para a finalíssima. No masculino, a Finançor Agro-alimentar e Altice Empresas Acor I; e no feminino a Altice Empresas Acor II e Sata Azores Airline.
Dos Açores para a capital do país, a etapa de Lisboa decorreu no Oeiras Padel Academy, no fim de semana de 3 a 5 de fevereiro. Foram então apuradas as equipas SoulSushi e Hotel da Baixa, no masculino; e Nestlé Portugal e Confraria Sushi, no feminino.
De Lisboa, a liga viajou até ao Sul do país para a etapa Algarve, que se realizou no fim de semana de Carnaval, de 17 a 19 de fevereiro, no Vilamoura Tennis&Padel Academy. Desse torneio resultaram quatro equipas apuradas: InfraEspaço - Investimentos imobiliários e Nos, no masculino; e Clube Ténis e Padel de Portimão e Lazer Telecomunicações, no feminino.
Do Sul, a disputa passou para a região Norte do país, na etapa Porto, que aconteceu de 24 a 26 de fevereiro no Padel In de Gaia. Saíram apuradas as equipas Fisiogaspar e Siux, no masculino; e Nicola e Allcost Têxteis, no feminino.
Do Porto, a liga atravessou novamente o Atlântico rumo à ilha da Madeira para a última etapa antes da final, na Quinta do Padel, Funchal, e que se realizou no fim de semana de 3 a 5 de março. Foram apuradas as equipas Altice Empresas MAD I e Hotel the Vine, no masculino; e as equipas Clube Quinta do Padel e Altice Empresas MAD II, no feminino.
O evento fez sucesso nas seis regiões que atravessou: Aveiro, Açores, Lisboa, Algarve, Porto e Madeira. Foi visível o crescimento do fenómeno do padel enquanto modalidade por todo o país, o que mostra que Portugal está na linha da tendência europeia.
A Altice Empresas Corporate Padel League by Negócios 2023 foi organizada pela PPR Events, em parceria com a Altice Empresas e o Jornal de Negócios, e com a certificação da Federação Portuguesa de Padel. No conjunto, reuniu 192 equipas de empresas dos mais diversos setores, no feminino e no masculino, que bateram bolas no campo e nos negócios. Realizaram-se 864 jogos e registaram-se mais de 1.900 participantes.
Volta a Portugal no padel entre empresas
AveiroA primeira etapa reuniu 200 jogadores, nos sete courts do Aveiro Padel Indoor. No total, 12 empresas que operam na região Centro entraram em campo. “Aquilo que vimos dentro do court foi colaboração e cooperação para ultrapassar os obstáculos e desafios que se colocam no dia a dia das empresas”, avaliou Marco Graça, diretor comercial da Altice Empresas na região Centro.
Açores
Nos Açores, a adesão foi excelente, equipas de seis empresas e uma da GNR entraram em campo no recém-criado Azores Padel Tour, o primeiro recinto indoor a ser construído no arquipélago. As expectativas na região são as melhores: “Nos próximos seis meses vamos criar as condições para ter mais quatro campos. A nossa intenção passa por trazer provas oficiais de cariz internacional para a região”, referiu João Almeida, sócio-gerente do Azores Padel Tour.
Lisboa
Foi a etapa mais concorrida: em três dias, 40 equipas e quase 200 jogos no Oeiras Padel Club. A Altice Portugal, como naming sponsor, e a Cofina Media, como promotor da iniciativa através do selo Negócios, parceiras na divulgação deste evento, participaram no torneio ao mais alto nível. “Este tipo de torneios que estamos a patrocinar são essenciais para fomentar o espírito de equipa e o networking entre empresas”, afirmou Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal. Ana Dias, administradora da Cofina Media, frisou a importância de “vestir a camisola da nossa empresa, mas também de ter uma rede de parceiros com a qual podemos trabalhar”.
Algarve
A etapa algarvia foi acolhida pela Vilamoura Tennis & Padel Academy. Presidida por Pedro Frazão, esta academia “tenta diversificar o tipo de eventos” que realiza, e o seu máximo responsável referiu que “seria muito importante associar-se à parte empresarial”, no caso, com “um torneio de características corporate premium”. Entre os diversos parceiros deste evento esteve a Parkalgar, empresa que gere o Autódromo Internacional do Algarve. João Catita, diretor operacional da Parkalgar, destacou outra vantagem do padel: o combate à sazonalidade do turismo na região.
Porto
O Padel Inn, em Vila Nova de Gaia, acolheu a etapa mais a norte da competição. No torneio, destaque para a presença de personalidades relacionadas com outras modalidades, como Israel, antigo internacional português de futsal, e Nuno Assis, antigo internacional luso de futebol. Israel comentou: “O torneio estava muito bem organizado pela Altice Empresas e o nível está muito alto, vê-se que o padel está a crescer.” E Nuno Assis contou como se tornou praticante de padel: “Quem está habituado a fazer desporto durante muitos anos depois sente a falta. A tendência é começarmos a engordar um bocadinho e o padel veio ajudar nesse aspeto. Há muitos ex-jogadores que, depois de terminarem as carreiras, experimentaram e têm continuado.”
Madeira
A Quinta do Padel, no Funchal, foi palco da penúltima etapa da Altice Empresas Corporate Padel League, em que participaram uma série de marcas da Região Autónoma. A iniciativa permitiu à Altice Empresas juntar clientes e parceiros durante três dias e a sua dimensão surpreendeu Jorge Sequeira, diretor comercial da Altice Empresas na Madeira: “Não sabia que o padel na Madeira tinha já esta expressão e confesso que fiquei surpreendido. Verifico que é uma modalidade com um crescimento extraordinário a nível regional e nacional e, segundo a federação, estima-se já que tem 11 mil federados e cerca de 300 mil praticantes".