Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

O futuro das empresas tem três letras: ESG

O futuro das empresas tem três letras: ESG

Environmental, Social and Governance (ESG) são pilares fundamentais na estratégia de crescimento das empresas preocupadas com a sustentabilidade do planeta. Mas o dois em um é que as líderes nesta área têm oportunidades únicas de acesso a financiamento. Roger Ballentine, perito em estratégia ESG, estará no EDP Business Summit 2022, para explicar como se pode fazer.

Publicado em 14 de Outubro de 2022 às 11:50

O aquecimento global, a crise energética ou a luta pelos recursos hídricos tornaram premente a necessidade de as empresas mudarem o rumo de uma estratégia em que o lucro era o principal objetivo para uma estratégia assente também noutras prioridades, como as que consideram três letras: Ambiente, Social e Governação.

A decisão sobre assumir uma estratégia sustentável é inevitável, em primeiro lugar pelo impacto potencial que a atividade das empresas tem para o planeta, mas também pela oportunidade que representa para estas organizações do ponto de vista da rentabilidade e de capacidade de captação de investimento. Com efeito, um estudo recente da Kearney indica que 85% dos investidores têm hoje em conta fatores ESG no momento de decidir onde investir. Para se ter uma ideia, o investimento sustentável global chegou ao montante de 30 mil milhões de dólares.

A estratégia ESG “verde” e a crescente procura por parte dos investidores por empresas que efetivamente a adotam será o tema do primeiro painel da conferência internacional EDP Business Summit 2022, que se realizará a partir de Lisboa a 27 de outubro. Evento este que será, este ano, centrado na importância e promoção da energia solar para as empresas.

Este tema será endereçado por Roger Ballentine, que irá enquadrar a descarbonização das empresas como um eixo muito relevante no contexto em que vivemos. Roger Ballentine foi conselheiro do ex-Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton sobre alterações climáticas e é presidente da Green Strategies Inc, na qual fornece serviços de consultoria a empresas sobre estratégia ESG, perspetiva que procurará trazer para a conferência.

As intervenções de Roger Ballentine sobre o tema têm refletido como o paradigma mudou e as empresas de sucesso têm de acompanhar o novo ritmo ecológico e de preservação do planeta. “A mudança climática é o maior fracasso de mercado da história do capitalismo. Não me interpretem mal, o capitalismo produziu coisas maravilhosas para a nossa sociedade, mas proteger o planeta não foi uma delas”, afirmou Ballentine no TED&Foggy Bottom com o tema “Fighting Climate Change with Capitalism”, em 2018.

“Deixem-me dar-vos um exemplo: nos últimos cem anos, o preço da energia produzida através do carvão tem sido baixo e nós temo-la usado bastante; no entanto, o custo desta energia era muito maior – as emissões provocadas pela queima de carvão consumiram literalmente a nossa atmosfera. Mas para os compradores dessa energia esses custos não estavam refletidos no preço e nós usámos demasiado essa energia”, demonstrou Ballentine nessa intervenção.

Foi na sequência desse “fracasso” no modelo capitalista que a estratégia ESG se tornou num tema dominante em negócios sustentáveis, existindo inclusivamente aplicações a ensinar facilmente qualquer gestor a adotar os princípios de Ambiente, Social e Governação.

EDP
EDP Business Summit

Líderes e empresas comprometidos com a transição energética