Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.
O projeto Electric Summit Galp tem na sua génese alertar e informar para uma inovadora e verdadeira experiência das melhores práticas na transição energética e na mobilidade sustentável, abordando vários temas relacionados com as energias renováveis, inovação e tecnologia.
A eficiência e a independência energética são temas que estão na agenda de decisores, políticos, empresários e do cidadão comum. São conhecidas as metas que a União Europeia estipulou com o Green Deal e que o Estado português ratificou para acelerar e adotar energias verdes que reduzam as emissões de gases de efeito de estufa (GEE). A esta realidade acrescem os efeitos da guerra na Ucrânia, que implicou o desligar dos combustíveis fósseis com origem na Rússia. Uma situação que espoletou uma mudança mais ampla com implicações nas cadeias de abastecimento, na inflação e nos hábitos de vida e consumo de energia.
É perante este cenário que a sábado, o Jornal de Negócios e a CMTV, em parceria com a Galp, como main sponror, e a Toyota e o Montepio Crédito, como sponsors, lançam a iniciativa Electric Summit, um projeto que pretende ajudar os portugueses a estarem informados sobre a transição energética e a mobilidade sustentável.
A iniciativa conta com a curadoria de André Macedo, ex-jornalista especializado em temas económicos, que fará vários podcasts sobre o tema, e moderará diversos painéis de debate ao longo dos próximos meses.
É no site https://electricsummit.negocios.pt que encontra toda a informação relacionada com a iniciativa. Ao longo dos próximos meses, será publicado diariamente um conteúdo em português e inglês, textos, vídeos, podcasts, assim como a agenda das conferências e as respetivas inscrições.
No próximo dia 8 de junho, no Teatro Thalia, em Lisboa, realiza-se o primeiro de cinco eventos dedicados à transição energética e mobilidade sustentável. O evento Portugal Energy Conference conta com os keynotes de Tim Marshall, jornalista inglês e especialista em geopolítica, que abordará o contexto atual e o impacto da guerra na energia.
Paula Abreu Marques, chefe de unidade na Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia (CE), abordará os desafios da transição energética e do plano da Comissão Europeia REPowerEU. Por último, Philippe Vangel, secretário-geral da European Association for Electromobility (AVERE), fará um ponto de situação da mobilidade elétrica na Europa e no mundo.
A manhã de dia 8 de junho está reservada para abordar os temas da transição energética, analisando a realidade em Portugal, a necessidade de a Europa acelerar a transição energética e o papel da Galp neste processo. Para finalizar, um grande debate com especialistas sobre o futuro da energia. A parte da tarde está destinada à mobilidade sustentável com uma análise ao estado da mobilidade elétrica na Europa e no mundo, e debates sobre o estado da mobilidade sustentável e a cadeia de valor das baterias de lítio e a mobilidade nas smart cities.
Além do Portugal Energy Conference, vão ser realizados três eventos em diferentes cidades do País para ampliar este debate junto do poder local, academia, empresas e sociedade civil. O tema destas iniciativas de cariz mais regional será “o futuro da energia”, e incidirá sobre os desafios e as soluções que estão a ser encontradas localmente para responder à transição energética.
Para finalizar em grande, Matosinhos recebe um evento internacional. Um dia que permitirá ouvir responsáveis de entidades internacionais, associações empresariais, decisores, analistas sobre dois temas que marcam a iniciativa Electric Summit.
Em Jornal de Negócios, 28 Nov 2025
Main Sponsors
Município Anfitrião
Knowledge Partner