Mobi.E bate recorde de carregamentos
Abril foi o melhor mês de sempre na rede Mobi.E — Rede de Mobilidade Elétrica — com um recorde de 188 mil carregamentos. Estes e outros valores podem ser consultados no portal MOBI.Data, que pretende transformar-se numa ferramenta indispensável para todos os utilizadores de veículos elétricos.
Se a qualidade da rede pública de carregamento de veículos elétricos tem melhorado de forma considerável é natural que aumente também o número de carregamentos. A entidade gestora da Mobi.E anunciou que, nos primeiros quatro meses deste ano, foram efetuados mais de 717 mil carregamentos, o que representa uma subida de 79% face ao mesmo período de 2021. Em termos de energia isso representa um consumo de quase 10.000 MWh, mais 112% do que em relação ao ano passado. Qualquer um dos meses em causa atingiu valores assinaláveis, mas o mês de abril foi especialmente concorrido, tornando-se mesmo no melhor de sempre da rede, com mais de 188 mil carregamentos efetuados por 28 mil utilizadores.
Um resultado que, segundo os responsáveis da própria Mobi.E, reflete o investimento ao longo da última década. “Portugal foi precursor na tomada de medidas que conduziram ao cenário de mobilidade elétrica de que hoje nos orgulhamos tanto. Ao longo destes dez anos foram criados incentivos fiscais e financeiros que contribuíram para a democratização do uso de veículos elétricos. Foram também criadas as infraestruturas necessárias para que hoje existam pontos de carregamento em todo o território, disponíveis tanto em espaços públicos como privados, e foi feito todo um esforço para comunicar estas ações de forma que a comunidade esteja informada das vantagens de aderir à mobilidade elétrica”.
Plataforma MOBI.Data
A rede não se limita, contudo, a disponibilizar ou gerir os postos de carregamento em todo o país e quer também contribuir para uma melhor e maior consciencialização dos utilizadores para as questões da mobilidade elétrica e sustentável, tendo por isso lançado recentemente a plataforma MOBI.Data. Um portal de dados interativos de navegação fácil e intuitiva que se divide em quatro grandes áreas: Disponibilidade, Sustentabilidade, Mobilidade e Curiosidades. A primeira secção permite consultar o estado da rede em tempo real, nomeadamente saber quantos postos e tomadas existem em determinado município e se estão livres ou a ser utilizados; na parte da Sustentabilidade é possível ficar a conhecer o impacto da rede Mobi.E no meio ambiente, com retropesquisa desde 1 de janeiro de 2019; a área da Mobilidade permite explorar com maior profundidade a evolução histórica da rede Mobi.E em termos de carregamentos, energia consumida, número de utilizadores, postos e tomadas, ao passo que secção Curiosidades apresenta dados como a densidade populacional por tomadas por município, a média de carregamentos por utilizador, média dos consumos por carregamento ou média dos tempos de carregamento.
Um conjunto de dados que, quando cruzados, torna os utilizadores de veículos elétricos — e não só, pois o portal é de livre acesso — cidadãos muito mais informados e comprometidos com a causa maior que é a sustentabilidade.