Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.
Um estudo da Associação Automóvel de Portugal mostra que, na hora de comprar, os portugueses pensam de forma cada vez mais sustentável. E digital
Um em cada dois consumidores afirma que o seu próximo carro será híbrido ou elétrico. Nove em cada dez estão dispostos a pagar até 35 mil euros por uma viatura elétrica. Estas são algumas das conclusões que integram o estudo “As redes de retalho automóvel em Portugal – O presente e o futuro do setor”, que a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em parceria com uma equipa de investigadores do ISEG – Lisbon School of Economics and Management, deu a conhecer no passado dia 26 de maio. Dados que confirmam um cenário cada vez mais favorável à eletrificação. Recorde-se que, nos primeiros quatro meses deste ano, a venda de automóveis novos movidos a energias alternativas teve um aumento de 39% em comparação com o período homólogo de 2021.
A associação automóvel afirma, ainda assim, que esta conversão levará o seu tempo, avançando que o parque automóvel de veículos de passageiros ligeiros deverá, em 2025, ser composto por 12,6% de veículos elétricos e híbridos e por 87,4% de veículos movidos a gasolina e a gasóleo. A elevada média de idades do nosso parque — em 2020 situava-se em 12,8 anos, muito acima dos números da média europeia — poderá, em teoria, ser um aliado desta renovação, pese embora o diminuto poder de compra e a grande carga fiscal automóvel em comparação com outros países da União Europeia.
Refira-se ainda que a totalidade dos consumidores incluídos na amostra está disposta a pagar um acréscimo de preço para poder usufruir de tecnologia adicional, nomeadamente conectividade, condução autónoma e entretenimento. No que se refere às principais tendências futuras do consumidor português na aquisição e utilização dos produtos e serviços automóveis, as conclusões revelam que 60% dos inquiridos estão a considerar comprar um veículo nos próximos cinco anos e que, no processo de compra, 40% apostam numa combinação online/presencial. 60% referem também que preferem comprar virtualmente a um concessionário autorizado da marca e 30% no site do fabricante. “As marcas e concessionários terão, agora e mais do que nunca, de investir quer numa mudança de paradigma na forma como estão estruturados – e como atuam – quer na formação dos seus recursos humanos, que terão de estar preparados para dar resposta às megatendências do setor automóvel para 2025, que põem em destaque a conectividade e a digitalização, a eletrificação, a mobilidade, a transformação ágil e o foco no cliente”, concluem.
Em Jornal de Negócios, 28 Nov 2025
Main Sponsors
Município Anfitrião
Knowledge Partner