This website uses cookies to improve the navigation. By navigating on the website you agree with its use. To know more please read our Cookies Policy.

SÁBADO por C-Studio

Partilhe nas Redes Sociais

De visita ao Castelo de Montemor-o-Novo
Évora

De visita ao Castelo de Montemor-o-Novo

Acompanhe-nos neste percurso histórico ao recinto original da vila medieval de Montemor-o-Novo.

No próximo dia 6 de novembro aceite o nosso convite e venha percorrer a muralha do Castelo de Montemor-o-Novo, construída no século XIII, durante o reinado de D. Dinis, descobrindo os segredos deste castelo ancestral. Fique ainda a conhecer as táticas de defesa destas fortalezas medievais durante uma visita guiada que dura uma hora e meia.

Fique a conhecer a história deste castelo e da vila medieval intramuros, que chegou a contar quatro freguesias urbanas. Apresentamos-lhe ainda a história da vida do castelo e da expansão para fora dos seus muros. A fixação na encosta a norte, onde o espaço não é tão limitado, existe água em abundância e beneficia da proximidade das principais vias de comunicação.

Considerado o ex-líbris de Montemor, acredita-se que o ancestral castelo foi construído sobre as ruínas e traçado de uma remota fortificação muçulmana. De então a esta parte, terá sido já alvo de várias reconstruções ao longo dos séculos e palco de alguns dos maiores momentos da História de Portugal. Reza a história que foi a partir daqui que a travessia marítima para a Índia de Vasco da Gama terá sido ultimada, durante as Cortes de 1496.

Fruto da sua proximidade com a fronteira espanhola, o castelo foi, igualmente, um importante ponto de defesa contra Castela, durante a Guerra da Restauração, e contra as invasões francesas em 1808. Funcionou, ainda, como quartel-general das tropas liberalistas do Duque de Saldanha, durante a Guerra Civil Portuguesa.

De visita ao Castelo de Montemor-o-Novo | Espaço M365

No seu Centro Interpretativo, poderá recuar até ao séc. XVI e ficar a conhecer uma agitada vila alentejana, protegida por fortes muralhas, onde se cruzavam artesãos, mercadores, viajantes, mendigos, frades, nobres e o povo. Mas também onde, lado a lado, viviam cristãos, moçárabes e judeus.

Esta é mesmo uma viagem a não perder, num lugar cheio de História e de estórias para contar. Uma aventura que poderá viver em família ou entre um grupo de amigos. Esperamos por si na entrada do castelo, em Montemor-o-Novo. E não se esqueça de levar consigo a máscara.

PodPoupar

PodPoupar+

Um podcast que ensina tudo sobre poupanças e finanças