O Encontro Fidelidade Comunidade juntou mais de 300 pessoas, especialistas e membros das organizações sociais, no dia 17 de maio no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade, em Lisboa. Uma prova do momento de grande dinamismo e inovação que vive o setor social em Portugal, em que a contribuição das empresas e do setor privado, em geral, assume um papel cada vez mais importante.
Organizado pela Fidelidade para ser o corolário da quinta edição do Prémio Fidelidade Comunidade, um verdadeiro encontro de experiências e conhecimento. E se a tarde foi consagrada à celebração dos nove projetos vencedores desta edição, a manhã foi constituída por momentos de debate sobre o futuro deste setor, e por workshops nos quais as organizações presentes puderam fazer avançar o seu conhecimento sobre financiamento, inovação e comunicação, com alguns dos melhores especialistas nesta área.
Comunidade de causas
Para Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, “este dia é o corolário de um trabalho de vários meses no âmbito do prémio. Não só celebrámos os novos projetos e instituições que se juntam à nossa comunidade, mas organizámos um verdadeiro encontro, que contou com a presença de entidades que temos vindo a apoiar desde 2017.” Para a Fidelidade“é muito importante fazer crescer esta comunidade dedicada às causas sociais, e este dia, com todas as oportunidades de debate, networking e aprendizagem, não só foi inovador como foi importante para o fortalecimento desta comunidade”.
Responsabilidade social
Na perspetiva de Jorge Magalhães Correia, presidente do conselho de administração do Grupo Fidelidade e Presidente do júri do Prémio Fidelidade Comunidade, “a Comunidade Fidelidade é o resultado de um processo de evolução natural, pelo qual a empresa foi dando relevo crescente aos temas sociais”. Uma evolução que parte do reconhecimento do caráter estratégico da responsabilidade social da empresa, mas que parte também, como sublinha Jorge Magalhães Correia, “do reconhecimento de que esta atividade social e de envolvimento com a comunidade é boa para a nossa atividade. Torna a nossa empresa e a nossa marca mais real e presente na vida e no dia a dia das pessoas. E é boa para os nossos colaboradores, que se sentem mais realizados pessoal e profissionalmente por poderem contribuir para a comunidade e por trabalharem numa instituição que se envolve com a sociedade e contribui de forma positiva para a sua evolução.”
O envolvimento com a comunidade é bom para a nossa atividade. Torna a nossa empresa e a nossa marca mais real e presente na vida e no dia a dia das pessoas.
Presidente da República assinala “transformação” do setor
Um momento alto do dia foi a leitura da mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, que se quis associar a esta celebração. Na sua mensagem, lida pela sua assessora para os assuntos sociais, Maria João Ruela, o Presidente considerou que “festejar os 50 anos da democracia é também festejar as novas dinâmicas intersectoriais juntando privados e instituições sociais na resposta aos problemas que são de todos”.
Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que “na última década, acentuaram-se os problemas relacionados com as áreas que este prémio reconhece: o envelhecimento, a prevenção em saúde, a inclusão de pessoas com deficiência”. Mas “enquanto cresceram dificuldades, as respostas inovaram-se e diversificaram-se as fontes de financiamento. É um processo de transformação do setor social que está a ganhar visibilidade, e, logo, mais adeptos, que o tornam imparável.”
Para essa transformação “tem contribuído o setor privado, com empresas como a Fidelidade, atentas não só a esta mudança como à dos seus públicos, que estão mais exigentes, no desenvolvimento de estratégias de responsabilidade social. Todos ganham, com mais filantropia e com mais solidariedade”, concluiu o Presidente da República.
Os nove premiados com o júri do Prémio: Maria de Belém Roseira, Jorge Magalhães Correia, Isabel Capeloa Gil, Madalena Santos Ferreira, Filipe Almeida e Sandro Resende.
Com esta quinta edição do Prémio Fidelidade Comunidade a empresa atinge a marca dos três milhões de euros investidos, desde 2017, em 83 projetos de 76 instituições espalhadas por todas as regiões de Portugal, com grande impacto positivo. É com estas organizações e todas as que fazem parte da Comunidade Fidelidade, que a seguradora, mantém há muito tempo, um relacionamento de amizade, entreajuda e prestação de serviços. Uma comunidade a que a empresa quer continuar a levar soluções de uma forma regular e próxima, muito além da distribuição dos prémios. Uma comunidade dedicada a causas sociais que irá continuar a crescer a cada nova edição.
Para mais informações, visite premio.fidelidadecomunidade.pt.