Maria Cândida Rocha e Silva
Presidente do Conselho de Administração, Banco Carregosa
Maria Cândida Rocha e Silva nasceu a 9 de Janeiro de 1944, em Vila do Conde. Iniciou a atividade profissional ao lado de seu Pai, em 1970, na L. J. Carregosa & Cª.,Lda.. A partir daí, toda a sua vida profissional veio a desenvolver-se no sector financeiro, em particular nas áreas do mercado de capitais. Maria Cândida foi a primeira Corretora Oficial da Bolsa Portuguesa, com início de atividade registado a 23 de janeiro de 1981, na então B.V.P..
Foi Presidente da Corretora LJ Carregosa e, mais tarde da LJ Carregosa – Sociedade Financeira de Corretagem, que viria a transformar em banco, em 2008, a que preside desde então. O Banco Carregosa, com sede no Porto, é uma instituição especializada em banca privada, mantendo também uma forte presença na negociação nos mercados de capitais. As origens da LJ Carregosa remontam a 1833, ano em que a L. J. Carregosa foi fundada, no Porto, por Lourenço Joaquim Carregosa para negociar em divisas. O Banco de Portugal foi fundado 13 anos depois, em 1846.
Em 2010, Maria Cândida Rocha e Silva foi nomeada Embaixadora da “Rede Europeia do Empreendedorismo Feminino”, pela Comissão Europeia e pela Presidência Belga e, em 2012, foi eleita a “Mulher de Negócios do Ano” pela revista Máxima que a viria a distinguir com o “Prémio Carreira”, pelo percurso profissional no mundo financeiro. Em 2014, Maria Cândida foi agraciada com o Prémio Femina por méritos relevantes no Empreendedorismo e Excelência Profissional. O Prémio Femina foi criado em 2010 por João Micael, fundador e director geral da Matriz Portuguesa – Sociedade Civil para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, para distinguir as mulheres portuguesas que se tenham distinguido com mérito, em Portugal ou no estrangeiro, profissional, cultural e humanitariamente na sociedade portuguesa. Em 2015 recebeu mais um prémio carreira, o “Lifetime Achievement”, entregue pela Deloitte, na Gala dos “Investors Relations Awards”.
Igualmente em 2015, Maria Cândida foi galardoada com a “Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro”, pela Camara Municipal do Porto e em 2021, premiada com a “Medalha de Mérito”, pela Camara Municipal de Vila do Conde, sua cidade natal.
Maria Cândida faz parte do Conselho Diretor da APGEI (Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial) e do Conselho Social de Ciências de Economia da Universidade Lusíada do Porto.
Tem também dedicado algum do seu tempo a ajudar instituições de cariz social: foi Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação Oficina de São José – IPSS e atualmente integra o Conselho de Curadores do Mama Help, organização sem fins lucrativos que ajuda doentes de cancro de mama e ainda é membro da Mesa Administrativa da Ordem do Carmo.
Maria Cândida Rocha e Silva é licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Vive no Porto, tem duas filhas e 5 netos.