Negócios leiloa primeiro NFT de uma peça de arte digital
O valor angariado com leilão de 1ª tira do ‘Cartoon SA’ de Luís Afonso reverte para fins solidários – a favor da instituição Aldeias de Crianças SOS Portugal.
No âmbito do seu 18º aniversário e numa iniciativa pioneira em Portugal, o Jornal de Negócios vai colocar em leilão a primeira tira publicada da série ‘Cartoon AS’ em tecnologia NFT (sigla inglesa para “non-fungible token”) – onde a arte digital é comercializada com registo em blockchain e por isso tornada única.
O título económico da Cofina Media juntou-se a dois empreendedores na área das novas tecnologias – Alexandre Real e Hugo Mendes – para a concretização da ideia de levar ao mercado da arte digital a primeira rubrica assinada diariamente por Luís Afonso no Negócios.
Datada de 2 de junho de 2003, esta foi a primeira tira publicada de ‘Cartoon SA’, espaço que desde então tem vindo diariamente a retratar as atribulações de uma empresa no contexto económico do país, através de um cartoon humorístico.
Associando-se ao ‘Rare Effect Vol2- NFT Festival’, esta tira está registada e em exposição tanto na plataforma digital como no espaço do Festival, onde poderá também ser vista num ecrã LCD, juntamente com uma entrevista a Luís Afonso.
O leilão arrancou hoje e irá decorrer até 22 de maio, e as licitações podem ser feitas no Opensea.
O total do valor angariado com esta iniciativa, e colocado numa conta NFT, será entregue às Aldeias de Crianças SOS Portugal, associação presente em Portugal desde 1964 com a missão de proteger crianças e jovens que perderam a sua família ou estão em risco de a perder.
Para mais informações veja opensea.io.