#37 | Como lidar com as dívidas de forma eficaz
Sabe qual a melhor forma de lidar com dívidas? Tudo começa com organização e disciplina.
Aprenda a gerir melhor as suas finanças! A próxima edição do Finanças para Todos decorre de outubro de 2025 a maio de 2026, com 5 sessões pós-laborais (18:30-20:15), online ou presenciais em Carcavelos e no Porto.
Sabe qual a melhor forma de lidar com dívidas? Tudo começa com organização e disciplina.
Pagar a tempo deve ser sempre a prioridade. Para facilitar, organize um calendário financeiro com as datas de pagamento e priorize o pagamento das dívidas para evitar juros e penalidades.
Por exemplo, se tiver um ou mais cartões de crédito procure pagar 100% do valor utilizado em cada mês e, se tal não for possível, tente pagar a maior percentagem possível para não acumular dívida e para não somar juros.
Outra coisa importante a reter: antes de contrair um novo crédito ou comprar um bem ou serviço a prestações, faça contas e veja se precisa mesmo de fazer essa compra, se tem rendimento mensal disponível para ficar a pagar a crédito, e avalie se não é preferível pagar a pronto se tiver alguma liquidez ou poupança disponível. Há muitos créditos contraídos por impulso e que acabam por tornar-se um peso financeiro desnecessário.
Em caso de dificuldades, identifique todas as dívidas e o rendimento disponível. Corte gastos não essenciais para libertar recursos. Fale com os credores e informe-os sobre as dificuldades. As instituições de crédito têm regras específicas a seguir para ajudar clientes com dificuldades, como o PARI (Plano de Ação para o Risco de Incumprimento) e o PERSI (Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento).
No essencial, o primeiro é uma medida preventiva que atua antes do incumprimento, ajudando a evitar situações de falta de pagamento. Cliente e instituição bancária avaliam a melhor solução para o problema e ajustam o crédito às necessidades para evitar incumprimentos e perdas. Já o PERSI é o procedimento que entra em ação quando já há incumprimento, promovendo um acordo entre banco e cliente para regularizar a situação de forma extrajudicial.
Para evitar problemas, e se estiver sobre-endividado e antes de chegar a uma situação de incumprimento, reúna toda a documentação relevante, ofereça um plano de pagamento que possa cumprir e tente negociar taxas de juro mais baixas ou prazos mais longos para reduzir as prestações mensais. Gerir dívidas de forma eficaz exige disciplina e comunicação aberta com os credores.