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Aprender a brincar
Empresas  Science4You

Aprender a brincar

Quem vê a Science4you presente em mais de 45 países, pelo mundo fora, está longe de imaginar que começou por ser um projeto de estudantes universitários, no final do curso. A criação de brinquedos científicos, que ensinam além de divertirem, é a alma desta empresa, que se reinventa a cada dia.


Publicado em 02 de Setembro de 2022 às 17:00 | Por Cofina Boost Content

Bilhete de Identidade

Science4You

- Fábricas/áreas de produção: Fábrica c/ 15.000 m2;

- Localização: MARL, Loures;

- Principais clientes: FNAC, Auchan, Amazon, Bertrand, Carrefour, El Corte Inglés, Toys R Us;

- Quantidade de produção/ano: 1,5 M;

- Volume de negócios em 2020: 9 M€ | 2021: 9,5 M€;

- Peso das exportações em %da faturação: 80%;

- Presença direta em quantos países: +35 países;

- Principais mercados/países de exportação: EUA, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha;

- Previsão do volume de negócios para 2022: 10 M€;

- N.º de colaboradores: 130 colaboradores.

Quando Miguel Pina Martins e um grupo de colegas desenvolveram uns “kits de física”, para o projeto final de curso, aperceberam-se de que “esta área era uma lacuna no mercado dos brinquedos e havia es-paço para um segmento que com-binasse a educação com a brincadeira”, conta o fundador da Science4you. Foi assim criada a Science4you, em janeiro de 2008, pelas mãos de Miguel Pina Martins, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Começou por produzir os seus brinquedos inovadores “na cave da Faculdade de Ciências” e, na época, o seu fundador estava longe de imaginar no que este projeto se poderia tornar. Com “20 anos e 1.125€ no bolso para investir”, Miguel Pina Martins conta que não tinha como prioridade ter uma fábrica de brinquedos, no entanto, “a ambição de começar, e de construir algo em que acreditava que poderia resultar, foi mais forte”.

Catorze anos passados, considera que para se construir um negócio deve existir “determinação para começar e, depois, motivação para a cada dia procurar fazer mais e melhor”. Adicionalmente há que ter sempre presente que “para nos mantermos é importante não estagnar, correr atrás das oportunidades e procurar respostas para todos os desafios que vão aparecendo, seja a burocracia exaustiva, em alguns casos, ou a concorrência feroz, noutros”. E assim foi e a Science4you cresceu, passando da cave da faculdade para uma fábrica própria, de 15.000 m2, situada no MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa. Apesar de ter noção que, atualmente, “a concorrência é maior e os desafios são outros”, Miguel Pina Martins revela que “o propósito se mantém: levar a ciência a todas as crianças através dos nossos brinquedos educativos”.

Que brinquedos são estes e porque atraem tanta procura?

Os brinquedos Science4you são educativos e científicos e permitem às crianças aprender enquanto brincam. A Science4you cria “brinquedos de raiz, que ajudam no desenvolvimento das crianças do mundo inteiro”, como explica o seu fundador. A empresa é composta por “equipas, das mais diversas áreas, que trabalham todos os dias para conseguir apresentar novidades inovadoras”. “Além de toda a componente científica e educativa, os nossos brinquedos são criados segundo a metodologia STEAM e contam com o selo Brain Activator, que ajuda a estimular as suas habilidades enquanto brincam.”

A metodologia STEAM, referida por Miguel Pina Martins, é uma metodologia pedagógica que ajuda as crianças a estimularem as suas habilidades, enquanto brin-cam em várias áreas. Utiliza a Ciência(S), a Tecnologia(T), a Engenharia(E), a Arte(A) e a Matemática(M), cujas iniciais, em inglês, formam a sigla STEAM, de forma que os alunos construam uma aprendizagem através da investigação, promovendo o diálogo e o pensamento crítico.

O propósito mantém-se: levar a ciência a todas as crianças através dos nossos brinquedos educativos.

Miguel Pina Martins, fundador da Science4You

Aprender a brincar | Negócios com História

Já o selo Brain Activator significa que os brinquedos conferem às crianças capacidade de desenvolverem competências como a concentração, a memória, o raciocínio e a aprendizagem, além de habilidades sociais e manuais, enquanto brincam e se divertem. Todos os brinquedos incluem um livro educativo, “que é mais do que um manual de instruções”, uma vez que apresenta “de forma simples e ilustrada, conteúdos educativos sobre o tema do brinquedo e propõe a realização de divertidas experiências”.

Sendo esta uma área que tem de “estar sempre a inovar”, o fundador da Science4you revela que os desafios neste campo são diários. Procurar “inovar todos os dias, e continuar em busca das novas tendências e conceitos que completem o nosso portefólio de produtos educativos e científicos” não é simples. Para tal, as equipas têm de estar sempre atentas às tendências, estudam o mercado e tentam que as novidades estejam alinhadas com o que os consumidores procuram. Para exemplificar este modus operandi, Miguel Pina Martins refere dois brinquedos que “desde o seu lançamento se mantêm como top sellers”: o Studio Lab – Be a Youtuber e o Pranks Lab – Be a TikToker. Estes kits científicos dedicados às redes sociais YouTube e TikTok, respetivamente, são indicados para crianças com idade superior a 8 anos.

O primeiro, sobre o YouTube, ajuda a criar um canal naquela rede, dedicado à ciência, ensinando a gravar e a editar vídeos das experiências científicas que o kit proporciona, como fazer bombas explosivas, vulcões em erupção, mini-rockets ou balões à prova de fogo.

Quanto ao kit dedicado ao TikTok contém as ferramentas necessárias para criar um laboratório de partidas, com truques científicos, para serem gravadas em vídeo e partilhadas na rede social conhecida pelos seus desafios.

Acompanhar as tendências

Tentar acompanhar “as maiores tendências de mercado e identificar oportunidades onde faça sentido posicionar os nossos brinquedos” é, como conta o CEO da Science4you, o que tem permitido a esta empresa inovar, evoluir e até ganhar prémios e distinções internacionais, como foi o caso do brinquedo Green Science. Lançado em 2019, foi nomeado para o ToyAward 2020 pela Spielwarenmesse, a Feira Internacional de Brinquedos de Nuremberga, considerada a maior e mais importante do mundo, neste setor. Este brinquedo, para crianças com idade superior a 6 anos, é um kit ecológico, sem qualquer plástico, que ajuda a descobrir a ciência por trás das energias renováveis através de 15 experiências diferentes, como aprender a fazer uma cultura sustentável de plantas, ou criar projetos com materiais usados.

Outro brinquedo que vai ao encontro das tendências do mercado é o Chocolate Vegan, que procura responder à procura crescente de produtos de origem vegetal. Este kit, para crianças com mais de 8 anos de idade, ajuda a que aprendam sobre um estilo de vida mais vegetal, ao mesmo tempo que descobrem ingredientes orgânicos e 100% vegetais. As 15 experiências diferentes que proporciona levam os pequenos investigadores a fazerem receitas científicas de chocolate só com ingredientes de origem vegetal, a aprenderem a substituir ingredientes nas receitas, ou a conhecerem melhor o papel dos ingredientes, assim como o seu valor nutricional. Um artigo que, além de estar na linha das tendências mundiais, espelha aquilo que a empresa tem vindo a desenvolver: produtos sustentáveis que contribuem para a preservação do ambiente.

Além de toda a componente científica e educativa, os nossos brinquedos são criados segundo a metodologia STEAM e contam com o selo Brain Activator, que ajuda a estimular as suas habilidades enquanto brincam.

Miguel Pina Martins, fundador da Science4You

Em 2019, a Science4you acrescentou uma linha ECO ao portefólio de produtos, de modo a sensibilizar as crianças para o desenvolvimento sustentável do planeta. A linha de Ecologia, com brinquedos mecânicos movidos a energia solar, ou kits para construir carros, barcos, aviões ou painéis solares, inclui temas como as alterações climáticas, a poluição dos oceanos ou uma alimentação sustentável. Uma linha em sintonia com a própria empresa, que estando localizada num polo industrial que tem apostado fortemente na implementação de energias renováveis, está diretamente incluída e envolvida nas atividades e medidas que o MARL implementa para contribuir para a transição climática.

Os desafios

Apesar de um enorme crescimento, de ser inovadora, de acompanhar as tendências e ser virada para o futuro, a Science4you também viu a sua atividade tremer em 2020, quando o mundo parou com a pandemia de covid-19. Porque além dos kits de brinquedos para diversas idades, e que poderiam ser uma boa oportunidade de distração e aprendizagem quando se estava fechado em casa, o universo Science4you não se ficava por aqui. As festas de aniversário e os campos de férias, que tinham sempre uma enorme procura porque são uma forma lúdica e divertida de despertar o interesse das crianças pelas ciências, estiveram parados durante esse período.

A pandemia acabou por ser para aScience4You um acelerador do digital, onde as vendas online passaram em 2020 e 2021 a representar quase 30% das nossas vendas.

Miguel Pina Martins, fundador da Science4You

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Além dessa contingência, o CEO da empresa partilha que a “pandemia afetou diretamente muitos setores como o da logísti-ca, o que dificultou a entrada e a saída de mercadoria necessária à produção de brinquedos”. Mas o que poderia ter sido um problema ainda maior tornou-se numa oportunidade: “Percebemos que parte dos nossos brinquedos, por serem científicos, vêm acompanhados de óculos de proteção que poderiam ser usados pelos profissionais de saúde, e que tínhamos em casa a maquinaria de enchimento necessária à produção de álcool. Rapidamente começámos a trabalhar e estas ideias depressa se transformaram numa nova oportunidade de negócio para nós, e numa resposta positiva à grande procura destes materiais de proteção que se fazia sentir no mundo.” Assim, conta Pina Martins, “a pandemia acabou por ser para a Science4you um acelerador do digital, onde as vendas online passaram em 2020 e 2021 a representar quase 30% das nossas vendas”. “Esta transição fez-nos repensar em algumas estratégias, como o fecho das nossas lojas físicas espalhadas pelo país, para um maior foco na loja online”.

O futuro

É difícil fazer previsões certeiras e a pandemia mostrou que tudo pode mudar de um dia para outro. Não obstante, a Science4you continua a trabalhar com olhos postos no futuro. Miguel Pina Martins sabe que é “o mercado que dita as tendências”. Como tal, estar sempre com atenção para se manterem “em linha com o que é procurado” vai continuar a fazer parte do dia a dia da empresa: “Pretendemos manter-nos dentro do caminho que temos feito. Reforço o foco na inovação que é realmente o nosso principal objetivo, assim como garantir que algumas novidades façam parte do nosso top de vendas. Trabalhamos para que o mercado internacional (representado pela grande fatia das vendas) se consolide mais e que consigamos potenciar a nossa presença e quota de mercado nos Estados Unidos da América.”

Um caminho promissor, que em breve estará também recheado de novidades. Como não podia deixar de ser, a Science4you tem novos projetos a caminho. Sem revelar muito, Miguel Pina Martins levanta, ainda assim, uma ponta do véu: “Contamos fazer uma grande aposta em duas linhas novas de produtos, a linha Baby e a linha Games.”

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