O primeiro campeão nacional do padel e um técnico de próteses dentárias apaixonado pela modalidade juntaram-se para fabricar, no nosso país, as melhores raquetes de padel do mundo. A Cork Padel quer continuar a diferenciar-se pela qualidade e pela inovação ao serviço do desporto que mais cresce em Portugal.
Publicado em 25 de Novembro de 2022 às 18:37 | Por Cofina Boost Content
- Fundada em 2016;
- Fábrica em Santa Catarina (Fátima);
- 20 colaboradores;
- 1,1 milhões de euros de fatu-ração em 2021;
- 90% da faturação em merca-dos internacionais;
- Presença em 33 países.
O padel é um fenómeno social, económico e desportivo. É considerado como a modalidade desportiva que mais cresce em Portugal, estimando-se que tenha cerca de 200 mil praticantes que jogam em mais de 800 recintos desportivos. No início de novembro, a seleção portuguesa masculina de padel conseguiu um quarto lugar (melhor classificação de sempre) no campeonato do mundo da modalidade, que se realizou no Dubai. É neste contexto de crescimento e desenvolvimento deste desporto que surge a empresa Cork Padel, resultado de uma união de esforços entre um campeão da modalidade e um apaixonado pelo padel, que juntaram competências e ideias para desenvolver as melhores raquetes para este desporto.
São eles Nicolau Silva e Pedro Plantier. O primeiro era um experiente e talentoso técnico de próteses dentárias e aficionado do padel, que sempre quis desenvolver uma raquete de padel própria, melhor do que as que existiam no mercado. Começou por reparar raquetes inspirando-se nas técnicas de fabrico e reparação de próteses dentárias. Depois foi aprendendo, fazendo experiências e adquirindo formações, trabalhando e aperfeiçoando o fabrico de novas raquetes, idealizando o produto que se veio a tornar nas raquetes Cork Padel.
O segundo, conhecido como o “pai do padel em Portugal”, sempre ambicionou ter uma marca própria que fosse melhor do que as marcas que o patrocinaram durante anos. Pedro Plantier foi o primeiro jogador a dedicar-se profissionalmente ao padel, tendo fundado uma empresa direcionada para a dinamização do desporto em Portugal. Foi pioneiro na criação de escolas de padel, na organização do circuito nacional, e na organização de diversas provas nacionais e internacionais. Foi também o primeiro campeão nacional e membro fundador da Federação Portuguesa de Padel, onde atualmente exerce o cargo de diretor das Seleções Nacionais.
A Cork Padel é atualmente uma marca portuguesa que ambi-ciona ser reconhecida internacionalmente como uma referência no que toca não só à qualidade e jogabilidade das suas raquetes, mas também à qualidade dos restantes produtos que comercializa, nomeadamente na área do têxtil e acessórios conexos. Todos os produtos Cork Padel são fabricados em Portugal, sendo a esmagadora maioria destinada à exportação, levando o melhor de Portugal para o mundo. Mas como é que tudo começou? Explica Pedro Plantier: “Como muitas startups começámos numa pequena garagem, em 2016, no quintal da casa dos pais do Nicolau, onde foram feitas as primeiras experiências e desenvolvidos os primeiros protótipos. Atualmente temos uma fábrica em Fátima, com 1500 m2, e 20 colaboradores, onde conseguimos produzir cerca de 1000 raquetes por mês, que são vendidas em 33 países onde temos representação oficial.”
Começámos numa pequena garagem, em 2016, no quintal da casa dos pais do Nicolau, onde foram feitas as primeiras experiências e desenvolvidos os primeiros protótipos.
Como passos importantes no processo de crescimento da empresa, Pedro Plantier salienta a entrada na Cork Padel de dois novos sócios: Francisco Passos Leite, que dirige o marketing e comunicação, e Fernando Antas da Cunha, que chefia toda a área jurídica. Na in-ternacionalização da marca tem sido importante o reconhecimento da Cork Padel por parte dos melhores jogadores internacionais, como Robby Gaticker, com 11 títulos de campeão mundial e que escolheu representar a Cork Padel na Argentina e no mundo. Em Portugal, o responsável da empresa salienta o facto de termos “os melhores atletas nacionais a competir com a Cork Padel”. “Neste momento te-mos 14 atletas masculinos e femininos a levar o nome da Cork Padel e de Portugal além-fronteiras.
Este ano chegámos às meias-finais de um campeonato do mundo pe-las mãos dos irmãos Miguel e Nuno Deus e do Afonso Fazendeiro, todos jogadores Cork Padel.”
Neste momento, a Cork Padel afirma-se como sendo o primeiro fabricante de raquetes de padel no país, e o primeiro fabricante do mundo a usar a cortiça como matéria-prima relevante no fabrico destas raquetes. Segundo Pedro Plantier, o maior ponto diferenciador da empresa no mercado é “a máxima qualidade dos produtos”. “Para garantirmos esta qualidade temos um controlo rígido sobre como as nossas peças são produzidas, sendo esta a principal razão de produzirmos tudo em Portugal. Não só a matéria-prima é consideravelmente melhor e mais duradoura, como criamos postos de trabalho no nosso país. A concorrência produz, na sua grande maioria, na China e no Paquistão, com custos muito baixos, mas com uma qualidade inevitavelmente menor”, assegura.
Temos os melhores atletas nacionais a competir com a Cork Padel. Neste momento, temos 14 atletas masculinos e femininos a levar o nome da Cork Padel e de Portugal além-fronteiras.
A Cork Padel procura não só distinguir-se pela qualidade, mas também pela inovação no produto. Um exemplo é a implementação nas raquetes de tecnologia antivibração, exclusiva da empresa. “Esta inovação permite não só ao jogador controlar melhor o jogo, como ajuda na prevenção de tendinites e outras lesões causadas pelo padel. Aliás, todo o nosso processo de produção é inovador, pelo que atualmente temos as melhores raquetes de padel do mundo, em termos de construção. O que pomos em cada raquete a nível de matérias-primas, reforços, sistema antivibração, tempo, e talento, simplesmente não existe na concorrência”, afirma Pedro Plantier. E a empresa continua a trazer inovações para o mercado, como a “Pro Cork Grip”, criada para melhorar o conforto na pega da raquete e para reduzir ainda mais as vibrações transmitidas para o braço. Em 2021, lançaram a pri-meira raquete do mundo para crianças feita em carbono, a “Cork Padel Kids”.
Em 2022, a Cork Padel já cresceu 43% face ao período homólo-go e deve atingir as 9.000 unidades produzidas. Está a lançar uma coleção de raquetes a cada 18 meses e oferece oito modelos para crianças; iniciados; avançados; semiprofissionais; e profissionais. Entretanto, a Cork Padel lançou coleções de roupa feminina e masculina, bem como acessórios para a modalidade, como mochilas e sacos em pele, tudo feito em Portugal, com elevados padrões de qualidade. Neste momento, 90% da faturação vem da exportação. A Cork Padel está representada em 33 países, na Europa, América, África e Médio Oriente, bem como na China e na Austrália, com pla-nos para continuar a expandir a rede de representantes da marca.
O investimento na qualidade e na sustentabilidade, a todos os níveis, é algo que a Cork Padel tem feito e vai continuar a fazer. Este ano, a empresa espera conseguir a certificação de qualidade e será a primeira empresa portuguesa de produtos de padel a chegar a este nível. A certificação obrigou a um esforço importante de melhoria de processos em vertentes como higiene, segurança, ambiente, formação, entre outros. Em termos de sustentabilidade, a empresa recicla e reutiliza o desperdício e tem vindo a adotar materiais menos poluentes no fabrico. O bem-estar dos colaboradores é uma preocupação central da Cork Padel, que se define como uma “empresa familiar”, com um “ambiente de trabalho saudável onde o espírito de equipa é fundamental”, como afirma Pedro Plantier. “A prata da casa é a equipa, que é a cara, coração e alma da empresa. Acreditamos que, se toda a equipa estiver feliz, o resultado final fala por si. Proporcionamos as melhores condições laborais possíveis e quem nos visita constata isso mesmo”, refere o responsável.
Porém, os responsáveis da Cork Padel orgulham-se sobretudo do produto: “Mais do que fazer raquetes, criamos produtos de alta qualidade e performance, onde cada raquete é feita à mão e tratada com toda a dedicação, cruzando a qualidade artesanal com a precisão técnica que faz toda a diferença em campo”, como sublinha Pedro Plantier. “Para além de serem mais leves, graças à distribuição inteligente de todos os componentes, as nossas raquetes são feitas com materiais premium de ultraduração, com uma tecnologia de antivibração exclusiva. Esta característica traz-nos uma vantagem de tal maneira forte, que temos fisioterapeutas de alta competição que recomendam as nossas raquetes por saberem que são as melhores no mercado para ajudar a evitar todo o tipo de lesões frequentes no padel”, refere o responsável. E remata: “No fundo, nós não vendemos só raquetes, vendemos experiências.”
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