Obsessão pela melhoria contínua
A Fidelidade é líder incontestável no mercado português, com cerca de 30% de quota.
Para Miguel Abecasis, a liderança da Fidelidade assenta numa cultura de ambição constante. “Não somos complacentes, temos uma obsessão incansável pela melhoria contínua, pela perfeição, e isso faz-nos estar sempre à procura de formas de melhorar e de progredir”, diz.
Ecossistemas que aproximam
Nos últimos anos, a Fidelidade tem evoluído para se tornar mais do que uma seguradora tradicional: “Temos feito um esforço enorme para deixar de ser apenas fornecedores de seguros e passarmos a ser parte ativa na vida dos nossos clientes”, sublinha o administrador. A estratégia passa pela criação de ecossistemas em áreas como mobilidade, casa, saúde, poupança e investimento.
Relações fortes
Hoje, “temos pessoas que interagem connosco todos os meses, em contextos positivos, através das nossas aplicações, seja na condução, na saúde ou na poupança”, refere. O próximo passo será a criação de um ecossistema centrado na longevidade, “tema incontornável para a sociedade e para a Fidelidade”, assegura Miguel Abecasis.
Tecnologia e proximidade
“Não basta ter oficinas, clínicas veterinárias ou assistência em viagem. É preciso que o cliente sinta uma experiência contínua, sem descontinuidades entre o seguro e o serviço”, explica. Esta visão, diz, torna a Fidelidade “uma empresa tecnológica, mas profundamente humana”.
Queremos estar cada vez mais
presentes na vida dos nossos clientes.
Um país desprotegido
Apesar da evolução do setor, Miguel Abecasis reconhece a existência de desafios estruturais. “Portugal é dos países europeus mais desprotegidos: 95% dos riscos não estão cobertos”, alerta, citando a EIOPA. “Temos 47% das casas sem seguro e 81% sem cobertura de fenómenos sísmicos. Mais de 70% dos trabalhadores independentes não têm seguro de acidentes de trabalho”, afirma.
Longevidade: o novo desafio
A longevidade é uma questão estrutural das nossas sociedades. “Todos nós vamos envelhecendo, e cada vez mais o normal é envelhecermos durante mais tempo e com maior necessidade de cuidados e serviços”, afirma. “Hoje existem muitos prestadores, mas ninguém pensa o tema de forma holística. A Fidelidade tem tudo para estar na linha da frente: marca, reputação, propósito e capacidade para montar este puzzle”, sublinha Miguel Abecasis. Com uma estratégia centrada na integração de serviços, a empresa quer garantir que “a vida não pare, a qualquer idade”, afirma.