Alfredo Cunhal Sendim
Responsável, Herdade do Freixo do Meio
Alfredo Cunhal Sendim é agricultor, mentor e coordenador da Cooperativa de Utentes do Freixo do Meio (Foros de Vale de Figueira, Montemor-o-Novo, Alentejo). Há mais de trinta anos que experimenta a Agroecologia profunda no projeto desenvolvido na Herdade do Freixo do Meio, um verdadeiro modelo de cooperação com a natureza, denominado Montado, do qual é um incansável guardião.
O “Projeto de Vida” é a sua inspiração diária, que procura servir em co-criação com todos os seres selvagens e domésticos, de forma a recuperar e preservar a relação harmoniosa do Homem com os ecossistemas naturais. Alfredo trabalha para realizar o sonho de um mundo baseado em comunidades pacíficas, cooperativas e auto-resistentes. Podemos descrevê-lo como um observador apaixonado de todos os elementos, sempre fascinado pela aprendizagem evolutiva e pela experimentação.
Em permanente diálogo com os seus livros, resgata e estuda a memória de filosofias, visões construtivas e complexas, partilhando e divulgando as ideias de Spinoza, Agostinho da Silva, Fernando Pessoa, entre muitos outros autores das mais variadas áreas do saber.
Finalmente, podemos dizer que Alfredo Cunhal Sendim é um homem fascinado pelo universo da multifuncionalidade e biodiversidade observadas e estudadas na floresta ancestral de sobreiros. A complexidade da natureza é indissociável do seu percurso de crescimento pessoal e maturidade espiritual como campo fértil de aspirações e alicerces para a sua gestão ética de base.