Adolfo Mesquita Nunes
Advogado, sócio na Sociedade de Advogados Pérz-Llorca
Adolfo Mesquita Nunes é sócio da sociedade de advogados Pérez-Llorca, onde coordena a área de Direito Público e Regulatório. Com mais de 20 anos de experiência, especializou-se em políticas públicas, contratação pública e contencioso administrativo, com vasta experiência em contratos públicos (tanto em fases pré-contratuais como na execução de contratos públicos em representação de entidades públicas e empresas privadas), e representou várias autoridades públicas e entidades privadas em litígios administrativos. Nos últimos anos, dedicou-se a setores altamente regulados, onde a regulação é um elemento restritivo ou um impulsionador de modelos de negócio. Tem sido particularmente ativo nos setores dos transportes, mobilidade elétrica e no sector das plataformas eletrónicas, assistindo clientes na identificação de oportunidades de expansão em novos produtos e mercados.
Adolfo foi Secretário de Estado do Turismo nos XIX e XX Governos Constitucionais de Portugal. Durante o seu mandato, liderou a reformulação de um conjunto significativo de políticas públicas: i) agências de viagens, ii) hotelaria, iii) alojamento local, v) animação turística, vi) jogo online, vii) estratégia de marketing para Portugal enquanto destino turístico (marketing digital, big data, business intelligence, entre outros).
Atualmente, Mesquita Nunes é Administrador não executivo independente e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Galp Energia, membro do painel de arbitragem do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD) e Presidente do Business Club do World Trade Centre Lisboa para smart cities. Adolfo lecciona Gestão Pública no Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas da NOVA SBE (classificada pelo Financial Times como a 15ª melhor no Mestrado Internacional em Gestão, 11ª em Finanças e a 24ª Escola de Negócios na Europa). Leciona também Direito e Políticas Públicas no Mestrado em Direito Público e Regulação da NOVA School of Law.
Adolfo é autor do livro “A Grande Escolha” (2020), sobre políticas públicas para enfrentar os desafios da globalização, que alcançou o topo dos mais vendidos em não-ficção e já vai na 3ª edição.
Prémios e Reconhecimentos:
Legal 500 EMEA: Direito Público
Best Lawyers: Direito Administrativo, Direito Público