Lara Seixo Rodrigues
Directora , Mistaker Maker
Fundadora e Directora da Mistaker Maker | Plataforma de Intervenção Artística
Assume-se orgulhosamente serrana (nasceu na Covilhã em 1979) afirma que a constante curiosidade que a move resulta de ter crescido entre duas culturas e costumes.
Foi essa curiosidade que a levou até Lisboa e a Barcelona, para estudar Arquitectura (FA-UTL e UPC-ETSAB). Foi também ela a responsável pelo seu interesse por outras áreas artísticas, entre as quais, uma para sempre: a Arte Urbana.
Depois de uma década dedicada à arquitectura clássica (em 2009, foi vencedora do prémio “Arquitectura acessível” promovido pela Ordem dos Arquitectos), juntou essa paixão ao orgulho em ser serrana e criou, em 2011, o WOOL | Covilhã Arte Urbana, o 1º festival destas expressões em território nacional.
Desde então, fez surgir também toda uma sucessão de outros formatos, geografias e públicos, sendo exemplos disso, o LATA 65 | Workshop de Arte Urbana para Idosos (2012 – …), o ESTAU | Estarreja Arte Urbana (2016 – …), Conquista o Sonho x FPF (2018), FAZUNCHAR (Figueiró dos Vinhos, 2019-2023) ou ESPORO – Disseminação Cultural e Artística (2022).
Em 2013/14, foi convidada a organizar as comitivas de artistas portugueses a actuar nos projectos de destaque internacional, TOUR PARIS 13 (França) e DJERBAHOOD (Tunísia).
Ao longo do seu percurso, permaneceu sempre o interesse pelas Artes em geral, espelhado na curadoria e produção de diversas acções culturais e exposições. É o caso do projecto integrado FIO (Coimbra, 2016 e 2019), a GTM – Rota Sustentada (Gaia, 2017), a exposição Livro Transformado (Coimbra, 2021) e a instalação de arte pública Círculo Azul (Estarreja, 2021). Foi também responsável pela curadoria e organização da exposição ATTERO do artista Bordalo II (2017) que contou com mais de 27.000 visitantes.
Em Abril de 2020, como resposta à crise pandémica Covid-19, lançou a Sebenta da Quarentena- 40 ideias para aproveitar o tempo. Esta consistiu num compêndio de ilustrações construída com contributos de 40 autores, propondo actividades com mensagens encorajadoras e dinâmicas para maiores de 65.
Para a gestão de todas estas facetas, fundou a MISTAKER MAKER | Plataforma de Intervenção Artística (2014), que tem por missão fomentar criativamente a produção e promoção de exercícios de Arte Contemporânea, em todas as suas formas de expressão.
Integra o grupo motor da Red Iberoamericana de Arte Urbana, o grupo de trabalho Periferias Centrais e entre 2018 e 2022, integrou o Grupo de Reflexão sobre o Futuro de Portugal, composto por 45 quadros portugueses nascidos depois de 1974, sem filiação partidária, em estreito e exclusivo diálogo com o Senhor Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa. É, acima de tudo, alguém apaixonada por aquilo que faz.