Pedro Santos
CEO, Consulai - Consultoria Agroindustrial, Lda
Licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA/UTL), em 1998, onde obteve a classificação de 20 valores no Trabalho Final de Curso, iniciou a sua atividade profissional em projetos relacionados com o parcelário e com o controlo de superfícies.
Quando desempenhava o cargo de Secretário-Geral da Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, foi desafiado pelo Rui Almeida e pelo Pedro Falcato a colaborar num projeto de desenvolvimento de tecnologias de conservação em produtos hortofrutícolas, e que esteve na génese da criação da CONSULAI.
Na CONSULAI, tem coordenado e participado em diversos projetos com empresas do sector agrícola e agroalimentar, em Portugal, Angola e Brasil. Para além disso, foi administrador da 80g – empresa de produção de fruta fresca cortada pronta a consumir – e sócio fundador da Terra Premium, empresa de exportação de produtos alimentares genuinamente portugueses.
A participação no Mestrado em Economia Agrária e Sociologia Rural, entre 2001 e 2002, foi um importante contributo para a sua formação académica de base e a pós-graduação em Gestão, obtida na Universidade Nova de Lisboa, em 2010, foi uma ferramenta muito útil para melhorar o desempenho da função e permitir acompanhar o crescimento do negócio da empresa e da estrutura orgânica da mesma.
É dirigente associativo na APAS FLORESTA e na AFLOESTE e coordenador da Pós-Graduação de Agribusiness no IDEFE/ISEG.
Para além de um apaixonado pelo setor agrícola, é benfiquista ferrenho e um pai babado de três filhos.
Um dos princípios de vida em que mais se revê é sintetizado na frase de Albert Einstein “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário”.