Com 153 anos de existência, a Corticeira Amorim é atualmente a maior empresa de transformação de cortiça do mundo, com 1.021 milhões de euros em vendas, em mais de 100 países. A empresa tem vindo a inovar no contexto desta indústria multisecular, tendo desenvolvido um vasto portefólio de produtos sustentáveis, que são usados pelas melhores empresas em sectores como vinho e bebidas espirituosas, aeroespacial, automóvel, construção, desporto, decoração e moda.
“A cortiça, como se pode ver, tem muitas aplicações em muitas indústrias”, refere Fernando Almeida, administrador da Corticeira Amorim. “A nossa missão sempre foi muito clara e é adicionar valor à cortiça, multiplicando as suas aplicações”. No entanto, com 8 joint ventures, 30 fábricas e 63 empresas de distribuição que atendem cerca de 30 mil clientes em mais de 100 países, a Corticeira Amorim administra um negócio global de elevada complexidade.
É uma solução robusta, com muito boa imagem no mercado, muito avançada do ponto de vista tecnológico e que implementámos em 46 empresas, em 13 geografias diferentes.
E neste contexto, a empresa sofria com a existência de diversos sistemas de TI nas suas operações globais, o que dificultava a padronização e simplificação dos processos e dos dados, obstruía a visibilidade sobre as operações e impedia melhorias substanciais no atendimento aos clientes.
SAP para harmonizar
Para ultrapassar estes problemas, em 2016 a Corticeira Amorim escolheu a solução SAP S/4HANA, um ERP de nova geração que integra as melhores práticas, processos sectoriais e permite a inovação contínua. “É uma solução robusta, com muito boa imagem no mercado, muito avançada do ponto de vista tecnológico e que implementámos em 46 empresas em 13 geografias diferentes”, afirma Fernando Almeida.
A SAP consegue ligar parceiros com as suas soluções e com as suas equipas internas, de forma a potenciar a utilidade para o cliente.
Para o administrador da Corticeira Amorim, os benefícios desta implementação foram muito claros: “Passámos a ter um único sistema, o que nos permitiu ter processos harmonizados, uma única base de dados e um modelo de dados comum a todas as unidades de negócio. Desta forma cumprimos os objetivos do programa OASIS: One Amorim System and Integrated Solution.”
Boa experiência de implementação
Sobre o processo de implementação, o balanço do administrador da Corticeira Amorim é claramente positivo: “A SAP consegue ter excelentes consultores nas suas implementações. A parceria com a Deloitte foi um sucesso neste projeto”. Para Fernando Almeida, “a SAP consegue ligar parceiros com as suas soluções e com as suas equipas internas, de forma a potenciar a utilidade para o cliente”. Para Sérgio Cardeira, SAP consulting leader na Deloitte, que liderou a implementação do projeto, “a opção da Corticeira Amorim por uma arquitetura aplicacional baseada em SAP trouxe diversos benefícios ao seu negócio”.
Para o líder de SAP da Deloitte, a Corticeira Amorim conseguiu, “por um lado, passar a ter um modelo de processos comum, harmonizado e consistente entre as suas diversas unidades de negócio e em todas as suas geografias. Por outro lado, um maior nível de proficiência ao longo da sua cadeia de valor, nomeadamente na capacidade de ter uma melhor e mais atempada informação de gestão de suporte à execução dos seus processos de negócio”.
Trabalho de equipa fundamental
Na perspetiva de Sérgio Cardeira “ao longo do projeto existiram vários fatores que contribuíram para o seu sucesso. Por um lado, o método, a organização e a abordagem. Por outro lado, o mindset e o espírito de equipa que existiu ao longo do projeto. Por último, o sponsorship do projeto, e a capacidade de liderança e de condução da iniciativa”. Refira-se que atualmente a Deloitte é a maior firma de serviços profissionais do mundo e um dos maiores parceiros da SAP também a nível global.
Gostamos de ser reconhecidos no mercado como o parceiro preferencial para os grandes programas de transformação dos nossos clientes.
“Nós atuamos nas diferentes fases do ciclo de vida das aplicações dos nossos clientes, desde a fase de aconselhamento e conceção, passando pela fase de implementação e transformação, até à própria fase de operação” afirma Sérgio Cardeira. “Gostamos de ser reconhecidos no mercado como o parceiro preferencial para os grandes programas de transformação dos nossos clientes”, refere o consultor. “Mas queremos também estar junto da SAP e dos nossos clientes em contextos de inovação e desenvolvimento de novas soluções”, conclui.
SAP no futuro
Sobre o futuro deste projeto, para Sérgio Cardeira, “a Corticeira Amorim ganhou a capacidade de ter uma base de processos e soluções aplicacionais que permite escalar o seu negócio, quer numa perspetiva vertical, ao nível de cada uma das suas unidades de negócio, quer numa perspetiva horizontal, na diversificação dessas unidades de negócio nos mercados onde opera”.
Também para Fernando Almeida “vejo no futuro a continuação da ligação com a SAP, nomeadamente noutras áreas onde a SAP está também a inovar com as suas soluções”. E ambos estão de acordo em dar os parabéns à SAP pelo seu trigésimo aniversário em Portugal.