A Ageas é um grupo segurador internacional, fundado em 1824, e presente em 14 países da Ásia e da Europa, incluindo Portugal. A operar no nosso país desde 2005, o Grupo Ageas tem aqui o seu segundo maior mercado, envolvendo 1307 colaboradores para servir os cerca de 1,8 milhões de clientes das suas várias marcas comerciais: Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental e Seguro Directo. Com o objetivo de diversificar o negócio e estar próximo dos seus Clientes, o Grupo Ageas Portugal vai para além dos seguros, disponibilizando uma oferta alargada de serviços através da Clínica Médis, Kleya, Ageas Repara, Pétis e Livo.
Este grupo segurador tem feito uma aposta consistente na inovação e na transformação digital, o que, entre outras iniciativas, levou o Grupo Ageas Portugal a iniciar um processo de transformação do seu departamento de compras, com o objetivo de agilizar e garantir a excelência nos seus processos de aquisição, contratualização e pagamentos. “Em 2019 iniciámos um processo de transformação digital nesta área, em que um dos pilares fundamentais seria a implementação de um novo sistema. Após consulta ao mercado, a escolha, feita em 2019, recaiu sobre a solução SAP Ariba”, explica Ivo Diz, Responsável de Procurement do Grupo Ageas Portugal.
Com a solução SAP Ariba conseguimos a sistematização dos processos, a diminuição do risco – um tema muito importante para uma seguradora – e a automatização das tarefas mais administrativas, libertando a equipa para tarefas que criam valor .
Implementação em 2020
Em 2020, a Ageas avançou com a implementação da solução, que foi entregue à Score, uma consultora de sistemas de informação, de origem portuguesa, há 18 anos no mercado, e com reconhecidas competências em soluções e projetos SAP “end to end”. Para Filipa Lourenço, Team Leader SAP Ariba na Score, esta confiança é justificada pela “capacidade da Score de transformar conhecimento em valor”.
“O facto dos nossos colaboradores terem em média 15 anos de experiência é uma garantia de que temos a capacidade para transformar conhecimento em valor para os nossos clientes”.
Os principais marcos do projeto foram a implementação de um processo de gestão de compras “end to end”, totalmente digital; e a adaptação do processo de compras, do “workflow” de aprovações e da política de vinculação de poderes às melhores práticas inerentes à solução SAP Ariba, explicou Filipa Lourenço.
Ivo Diz, do Grupo Ageas, acrescenta: “Temos vindo a melhorar o sistema e a adaptá-lo à nossa realidade”. O objetivo da seguradora é “ter melhorias contínuas e conseguir ir adaptando as funcionalidades – que vão evoluindo dentro do próprio sistema – à nossa realidade, de forma a estarmos atualizados e a tirar o melhor proveito das ferramentas ao nosso dispor, no nosso sistema de compras”.
Transformação digital
Na perspetiva da responsável da Score, o principal benefício para o Grupo Ageas Portugal, da implementação das soluções SAP, foi justamente o de “conseguir implementar um processo de compras completamente digital, com cumprimento das necessidades de “compliance”, das políticas de vinculação de poderes e das necessidades de auditoria interna”. Por seu lado, e como principais benefícios da implementação da solução SAP Ariba, Ivo Diz, do Grupo Ageas, identifica: “a sistematização dos processos, a diminuição do risco – um tema muito importante para uma seguradora – e a automatização das tarefas mais administrativas, libertando a equipa para tarefas que criam valor”.
O Grupo Ageas conseguiu implementar um processo completamente digital de compras, com cumprimento das necessidades de “compliance”, das políticas de vinculação de poderes e das necessidades de auditoria interna.
Parceria para crescer
Olhando para o futuro, para a Score, que neste momento “tem 80% dos seus processos baseados em tecnologias SAP”, a parceria com a SAP está em crescimento. Até porque, segundo Filipa Lourenço, “a evolução da SAP, não só em ERP, mas também em soluções de cloud, vai permitir à Score dar soluções a cada vez mais problemas de negócio nos clientes”.
Também o Grupo Ageas, segundo Ivo Diz, irá continuar a confiar nas soluções SAP: “Temos uma relação de longo prazo com a SAP, que já vinha de antes da escolha da Solução SAP Ariba, para transformar o nosso departamento de compras”. Para este responsável, “a SAP é claramente um parceiro para os próximos anos, para apoiar o nosso crescimento e esta ambição de fazer mais e melhor, oferecendo aos clientes um serviço livre de risco e uma experiência positiva nos momentos de contacto com o nosso grupo”. Na sua perspetiva, nesta efeméride, são de saudar os “30 anos de melhoria contínua” por parte da SAP. Trinta anos que são a base para o que a Score considera ser “uma parceria de confiança”.
Veja este case study Grupo Ageas + Score Consulting em vídeo.