Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Ricardo Camacho

Coordenador da Comissão Técnica de Sustentabilidade, Ordem dos Aquitetos

Ricardo Camacho, arquitecto com prática profissional em Portugal e no Médio Oriente leciona de modo intervalado na Univ. do Koweit e na Northeastern Univ. em Boston, para além de crítico convidado no ISCTE, na Univ. de Sevilha, UNC Charlotte e no Dartmouth College. Licenciado pela FAUL, frequentou o Politécnico de Milão, completou o mestrado avançado (MArchII) na Graduate School of Design, da Univ. de Harvard e é candidato a doutoramento pela Univ. de Coimbra. Responsável por conteúdos com particular interesse no fenómeno da Turismo no Mediterrâneo é co-autor de diversos projectos de investigação deste âmbito, entre 2004-2014, nomeadamente a “CasaGranturismo” no Algarve e o programa académico “Resilient Coastal Environments”, que decorreu entre Portugal e Croácia. Foi comissário no programa “Habitar Portugal 2006/2009” e selecionado como autor nas edições de 2012-2014 e 2017-2019. Curador na primeira representação do Koweit na Bienal de Arquitectura de Veneza e é co-autor de dois volumes “Modern Architecture Kuwait 1949-1989”, Niggli 2016 e 2018 e recentemente co-autor de “PanArab Modernism 1968-2018: The History of Architectural Practice in the Middle East”, Actar 2021.

Enquanto arquitecto foi nomeado finalista dos prémios Archdaily de 2015 e Aga Khan para a Arquitetura AKAA, ciclo 2014-2016 com o projecto Al-Shaheed Park no Koweit. É membro activo da Iris – Associação Nacional de Ambiente, coordenador para a ‘Alta do Conhecimento’ em Leiria e da Comissão Técnica para a Sustentabilidade da Ordem dos Arquitectos Portugueses, entidade que representa na União de Arquitectos do Mediterraneo (UMAR). É colunista regular em vários jornais locais, nomeadamente o Arab Times no Kuwait, o Terra Ruiva e Barlavento (Algarve) e o Região de Leiria.

Voltar à Página Inicial

Organização


Jornal de Negócios

Knowledge Partner


Deloitte

Alto Patrocínio


Presidência da República