Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.
Ao longo destas 5 décadas de conquistas da UNICRE, Portugal viveu períodos e momentos históricos que moldaram a identidade e o percurso do país. Conheça a história da Unicre em formato de cronologia enquadrada nesses momentos mais marcantes da nossa história.
No dia 17 de abril é assinada a escritura de constituição da UNICRE, com um capital social inicial de dezoito mil contos. O primeiro grupo de acionistas é constituído pelos Bancos Totta & Açores, Borges e Irmão, Espírito Santo, Fonsecas e Burnay, Nacional Ultramarino e Português do Atlântico.
Emissão dos primeiros Cartões UNIBANCO, sob a marca MasterCharge/Interbank, nas modalidades individual e empresa.
No dia 25 de abril, dá-se a Revolução dos Cravos que põe fim a 48 anos de ditadura em Portugal.
Exatamente um ano depois do 25 de abril de 1974, têm lugar as eleições para a Assembleia Constituinte. As primeiras livres e com sufrágio universal em Portugal.
O Cartão UNIBANCO adota uma nova imagem, baseada nas cores nacionais. A medida surge na sequência de disposições legais que proibiam a utilização dos cartões portugueses no estrangeiro e a sua associação aos sistemas de pagamento internacionais.
Maria de Lourdes Pintasilgo toma posse como primeira- ministra de Portugal. Foi a primeira e única mulher portuguesa a ocupar o cargo. Até agora.
Início da transmissão da televisão a cores em Portugal.
São emitidos os primeiros cartões UNIBANCO sob o sistema de pagamentos Visa, com utilização restrita a Portugal.
A UNICRE inaugura o seu Edifício Sede, na Av. António Augusto de Aguiar, em Lisboa.
O Cartão UNIBANCO passa a ser o único cartão de crédito emitido em Portugal.
Em Los Angeles, Carlos Lopes vence a maratona, conquistando a primeira medalha de ouro de Portugal nuns Jogos Olímpicos.
A 31 de Maio, os cartões UNIBANCO são autorizados a retomar a emissão com validade internacional, iniciando-se o pagamento de despesas no estrangeiro, sem limitações.
No Mosteiro dos Jerónimos, Portugal assina o tratado de adesão à CEE e torna-se formalmente no 12 estado-membro da organização.
No verão de 88, o incêndio do Chiado destrói 18 edifícios e transforma radicalmente aquela zona histórica de Lisboa.
Em Abril, a REDUNICRE instala os primeiros Terminais Electrónicos de Pagamento nos estabelecimentos comerciais nacionais.
O Acordo Ortográfico é assinado por todos os países de língua oficial portuguesa.
É emitido o primeiro cartão UNIBANCO Gold, com vantagens exclusivas para os clientes UNIBANCO.
Portugal liga-se à internet e surge oficialmente o domínio .pt. A primeira conexão aconteceu em dezembro, entre Lisboa e Amesterdão.
Nascem as primeiras estações de televisão privada em Portugal. A SIC teve a honra da primeira emissão.
É criado o Espaço Schengen, abolindo as fronteiras entre os países aderentes (a generalidade dos países da EU e mais alguns estados associados, caso da Suíça ou Noruega, entre outros).
Numa operação conjunta da Visa International e da UNICRE, é lançada uma das maiores campanhas de sempre de promoção de Portugal como destino turístico (“Portugal Welcomes Visa”) e de incentivo ao uso dos cartões pelos turistas estrangeiros, nos comerciantes nacionais.
O sucesso da Expo 98, a Exposição Internacional de Lisboa dedicada aos Oceanos, pode ser medido pelo número de visitantes: 10 milhões, vindos dos quatro cantos do mundo.
Pela primeira vez, o total das transações com cartões através da UNICRE ultrapassou o milhar de milhões de contos. Também pela primeira vez, o número de transações ultrapassou os 100 milhões.
José Saramago foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.
Lançamento do primeiro cartão de crédito para utilização exclusiva em compras na Internet (UNIBANCO Net Net).
O Euro entra em circulação no primeiro dia do ano. Fruto do trabalho desenvolvido numa das maiores operações da história dos serviços da UNICRE, a transição concretizou-se com enorme sucesso e houve aceitação plena dos pagamentos na nova unidade monetária.
Em fevereiro, o estudante americano Mark Zuckerberg e os seus colegas lançam o TheFacebook, uma plataforma social onde os estudantes de Harvard podiam ligar-se uns aos outros através dos seus e-mails e fotografias.
Lançamento do cartão Credivisão, em parceria com a rede Optivisão. O primeiro cartão de crédito a permitir a fragmentação do crédito, sem juros, no ponto de venda e no momento da transação. Só possível através de uma solução tecnológica inovadora desenvolvida pela REDUNICRE.
Lançamento do cartão UNIBANCO Atitude, o primeiro cartão do mundo com o conceito ECO-nómico.
Lançamento de um projeto piloto com os primeiros cartões com tecnologia Contactless.
Em abril, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, pede ajuda externa e começam as negociações com a famosa “troika”, um grupo composto pelo FMI, Banco Mundial e BCE.
Lançamento do cartão Alegria, uma parceria entre a UNICRE e a Fundação do Gil, para ajudar crianças carenciadas em situação de doença prolongada.
Lançamento da solução REDUNICRE@Payments, que permite receber pagamentos por WhatsApp, e-mail e SMS, por referência Multibanco ou MB WAY, tudo de forma simples e segura, através de um clique.
O Governo anuncia o fim do programa de ajuda externa e o Eurogrupo felicita Portugal pela “saída limpa” do programa.
A REDUNICRE passa a ter em todos os seus terminais o serviço de Conversão de Moeda (DCC), que permite aos clientes pagar na sua moeda de origem.
No dia 10 de julho de 2016, a seleção nacional de futebol bate a equipa anfitriã na final do Europeu, em Paris, e faz o que nunca tinha feito: vencer um grande torneio Internacional.
UNIBANCO é eleito “Marca com Melhor Reputação” na categoria de Instituições Financeiras (prémios Marktest).
O serviço MBWay passou a estar disponível para os clientes UNIBANCO.
Salvador Sobral canta e encanta. O tema “Amar pelos Dois” vence o Festival da Canção e Portugal alcança mais uma vitória inédita.
O Chat UNIBANCO ganha o 1º Prémio nos “Troféus Contact Center 2018”, da Associação Portuguesa de Contact Centers,
UNICRE inicia um processo de rebranding das duas marcas (UNIBANCO e agora REDUNIQ), corporizando no seu posicionamento o desafio de simplificar e facilitar toda a experiência de pagamento – “Ligamos Pessoas, Empresas e Tecnologia, proporcionando experiências de pagamento únicas”.
No início de março surgem os dois primeiros casos de Covid-19 confirmados em Portugal. Poucos dias depois, a Organização Mundial de Saúde declara o estado de Pandemia e o mundo entra em confinamento..
A UNICRE concede mais de 1500 moratórias públicas e privadas, a várias famílias portuguesas, através da App UNIBANCO, em consequência da crise financeira provocada pela pandemia.
Mudança de sede da UNICRE para um novo espaço de piso único, numa arquitetura open space que proporciona uma cultura de trabalho de partilha, de transparência e de envolvimento entre todos os colaboradores e parceiros da UNICRE.
Lançamento da Conta UNIBANCO, uma conta 100% digital, que pode ser movimentada através de um cartão virtual pré-pago recarregável – primeira oferta “sem crédito” do UNIBANCO.
Em fevereiro, a Rússia invade a Ucrânia e a guerra regressava ao continente europeu.
A UNICRE juntou-se à We Help Ukraine, integrando as soluções de pagamento da REDUNIQ na plataforma de donativos da instituição.
No dia 30 de novembro, a OpenAI lança o ChatGPT, e a Inteligência Artificial transforma-se no tema mais quente da atualidade.
Lançamento do Projeto MassTransit no metro de Lisboa, que permite viajar utilizando apenas um cartão de débito, crédito, smartphone ou smartwatch, com tecnologia contactless, nos canais de validação.
REDUNIQ Soft, a solução que permite aceitar pagamentos através do smartphone, foi reconhecida com o prémio ACEPI Navegantes XXI para Melhor Projeto de Evolução Digital no Comércio de Proximidade.
Preenche o formulário para enviar uma mensagem, sugestão ou dúvida. Responderemos o mais brevemente possível.