Lisboa, uma cidade para Todos

Imagem de Abertura

Orador

Maria Joana Coruche de Castro e Almeida

Vereadora com os pelouros do Urbanismo, Sistemas de informação e Cidade Inteligente e da transparência e prevenção da corrupção. , Câmara Municipal de Lisboa

Maria Joana Coruche de Castro e Almeida, nasceu em 1972 em Lisboa. É Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa desde setembro de 2021 e tem os Pelouros do Urbanismo, dos Sistemas de Informação e Cidade Inteligente, e da Transparência e Prevenção da Corrupção.

Licenciou-se em Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1997, tornou-se Mestre em Planeamento Regional e Urbano em 2004, na Universidade Técnica de Lisboa, e passou a ser Pós-Graduada em Mediação e Meios Alternativos de Gestão e de Resolução de Conflitos em 2011, na Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em Engenharia do Território no IST em 2013, sendo o tema da tese de doutoramento “A gestão colaborativa de conflitos entre turismo e território: o caso do Litoral Troia-Melides”.

Começou a carreira profissional em 1997 no atelier OA – Oficina de Arquitetura como colaboradora na elaboração de Planos de Urbanização e de Pormenor. Em 2000, analisou a conformidade urbanística de Planos de Pormenor e de Operações de Loteamento na CCDRLVT – Comissão Coordenação Desenvolvimento da Região Lisboa e Vale do Tejo. Iniciou funções como docente no IST em 2001 e desde 2013 é Professora Auxiliar. É membro investigador do CiTUA – Centro de Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura. Recebeu uma distinção no Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Ideias Inovadoras do IST (TecInnov) em 2018.

A par da atividade docente, desde 2001 no IST, foi participando em vários projetos de investigação e prestações de serviços nas seguintes temáticas: 1) Planos de ordenamento do território; 2) Regulamentos de taxas urbanísticas; 3) Perequação urbanística; 4) Gestão e avaliação de projetos imobiliários; 5) Governança urbana e metropolitana; 6) Abordagens colaborativas de gestão de conflitos; 7) Ferramentas de Participação Pública; 8) Monitorização socio-urbanística e turística; 8) Dinâmicas de transformação de bairros históricos; 9) Regulação do alojamento local em Lisboa e noutras cidades europeias.

Destacam-se algumas publicações e capítulos de livros mais recentes:

“Conflict Analysis”, in Encyclopedia of Tourism Management and Marketing, editado por Dimitrio Buhalis, 2022 (Almeida J., Costa C.)

“Conflict Management”, in Encyclopedia of Tourism Management and Marketing, editado por Dimitrio Buhalis, 2022 (Almeida J., Costa C.)

“Understanding Short-Term Rental Regulation: A Case Study of Lisbon (Portugal)”, Critical Housing Analysis, 2021 (Almeida J., Oliveira F., Silva J.B.)

“Improving land readjustment practice. Application of management models to Portugal”, European Planning Studies, 2018 (Almeida J., Ferreira J.A., Tomé R., Condessa B.)

“Collaborative approach for tourism conflict management: a Portuguese case study”, Land Use Policy, 2018 (Almeida J., Costa C., da Silva F.N.)

Different Understandings of ‘public interest’ as a source of conflict: Portuguese spatial planning and practice”, Politics and Conflict in Governance and Planning, Routledge, 2018 (Almeida J., da Silva F.N.)

“Land Readjustment in Portugal: theoretically attractive but eternally postponed in practice”, Instruments of Land Policy – Dealing with Scarcity of Land, Routledge, 2018 (Condessa B., Sá A.M., Almeida J., Ferreira J.A.)

“Urban Identity and tourism: different looks, one single place”, Proceedings of the Institution of Civil Engineers – Urban and Design Planning, 2017 (Bernardo F., Almeida J., Faria C.)

“A framework for conflict analysis in spatial planning for tourism”, Tourism Management Perspectives, 2017 (Almeida J., Costa C., da Silva, F.N.)

Voltar à Página Inicial

Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.