Literacia em saúde: o que é, porque é importante e como promovê-la
A literacia em saúde desempenha atualmente um papel importante na tomada de decisão informada das pessoas no acesso aos cuidados de saúde. Importa perceber os benefícios que esta prática traz para os indivíduos, comunidades e sistemas de saúde.
Publicado em 20 de Novembro de 2023 às 16:05
Por Teresa Bartolomeu, Responsável da Oferta Saúde do Grupo Ageas Portugal
Como player da saúde em Portugal desde 1996, a Médis tem vindo a desenvolver a sua atuação nas áreas da proteção, prevenção e promoção da saúde. Nos últimos anos tem reforçado também a sua atuação na Literacia de saúde pelo contributo que esta pode ter na adoção de comportamentos mais saudáveis.
Os dados publicados pela OCDE mostram que 30% das mortes ocorridas em Portugal em 2019 podem ser atribuídas a fatores de risco relacionados com os comportamentos, como o consumo de tabaco, maus hábitos alimentares, consumo de álcool e reduzida atividade física.
Ao mesmo tempo, o plano Europeu de luta contra o cancro aponta que 40% dos casos de cancro são evitáveis com a redução dos fatores de risco associados como o tabaco, o álcool, os maus hábitos alimentares e a exposição solar excessiva.
Qual o papel que a literacia pode ter perante esta realidade?
A Literacia em saúde é hoje em dia reconhecida como determinante de saúde em problemas com elevado impacto, como são o caso das doenças oncológicas e cérebro cardiovasculares, pelo que melhorar a literacia em saúde significa contribuir para aumentar os ganhos em saúde.
Mas o que é então a Literacia em saúde?
A Literacia em Saúde é o conjunto de competências cognitivas e sociais e a capacidade da pessoa para aceder, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde, por forma a promover e a manter uma boa saúde.
O objetivo é capacitar a pessoa para tomar decisões conscientes e informadas sobre cuidados de saúde, com a adoção de comportamentos de promoção da saúde e prevenção da doença assim como de melhoria da qualidade de vida e bem-estar físico, psicológico e social.
Tal traduzir-se-á em adoção de comportamentos desejados em cada etapa da vida, e que se mantenham ao longo do tempo.
De que forma o Grupo Ageas Portugal é promotor da prevenção e literacia em saúde?
Todos os anos é definido um plano de Literacia em saúde que pretende precisamente capacitar os nossos Clientes para fazerem as melhores opções no que respeita à sua saúde.
Este plano inclui a literacia sobre a melhor utilização dos recursos de saúde e a importância de conhecer os recursos que permitam, quer prevenir a doença, quer fazer uma deteção precoce.
Na área da prevenção o Médico Assistente Médis tem um papel fundamental, acompanhando a pessoa em todas as fases da vida e promovendo o controlo dos fatores de risco.
Também os programas de saúde como o programa de prevenção em Oncologia procuram recomendar os rastreios para a deteção precoce de forma personalizada.
Os temas trabalhados quer ao nível da Literacia, quer ao nível da prevenção respondem a preocupações atuais de que são exemplo a saúde oral, a oncologia e a saúde mental e nesta, as componentes de alimentação saudável e atividade física.
As abordagens são feitas de forma dirigida; tendo em consideração o ciclo de vida, por exemplo na saúde oral o desenvolvimento de ações especificamente para os pais acerca dos cuidados de saúde oral dos filhos e da importância da atuação precoce nos hábitos de higiene oral.
A literacia é trabalhada também de forma segmentada com um programa específico para as famílias e para as empresas. No caso das empresas integra o programa empresa saudável com o objetivo de apoiar na adoção de uma cultura de empresa saudável.
A credibilidade da informação que produzimos é ponto chave no nosso trabalho e trabalhamos com profissionais de saúde das várias áreas na construção das nossas abordagens.
Mas este projeto vai para além das ações com os nossos Clientes, disponibilizando os conteúdos que são produzidos também para o publico em geral. Convido-o a seguir-nos nos nossos canais e nos nossos podcasts: Faz bem à Saúde https://www.medis.pt/faz-bem-a-saude/